Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Maio de 2004 às 12:29
Por: Susannah Price

    Imprimir


A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que vai ampliar a segurança e instalar novos dispositivos de segurança na sua sede, em Nova York. Representantes da organização disseram que um muro alto será construído em volta do prédio no próximo ano. O conhecido edifício da ONU, na região do East River, é visto como um alvo potencial para "terroristas".

A mais recente ameaça foi feita por meio de uma mensagem em um site da Internet na qual, supostamente, Osama Bin Laden, o líder da rede Al-Qaeda, oferece dez quilos de ouro a quem matar o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, ou outros representantes de alto nível da organização.

Mesmo antes dessa mensagem, funcionários das Nações Unidas vinham reclamando que as medidas de segurança não eram suficientes, especialmente numa época em que aumenta a preocupação com a segurança do pessoal internacional que trabalha na ONU.

Mas os administradores do prédio em Nova York têm que equilibrar os apelos por mais segurança às necessidades de manter as instalações acessíveis ao público, que as visita diariamente em excursões com guia.

Alvo

Alvo

As novas medidas de segurança vão incluir muro alto e portão, mais iluminação e câmeras de circuito fechado. As obras, que levarão vários meses para serem completadas, vão custar US$ 21 milhões. Em agosto passado, um atentado suicida a bomba ao escritório da ONU na capital iraquiana, Bagdá, matou mais de 20 pessoas. Os funcionários foram retirados do país pouco depois de um segundo ataque. No mês passado, um carro-bomba explodiu do lado de fora de um antigo prédio das Nações Unidas na capital da Síria, Damasco, embora não tenha ficado claro se o alvo era a organização. Em outubro de 2002, um funcionário dos correios de origem sul-coreana entrou no perímetro da ONU em Nova York e abriu fogo contra o prédio em protesto pelas condições de vida na Coréia do Norte. Na época, guardas de segurança da ONU reclamaram que era fácil subir o muro existente e havia um número insuficiente de guardas no local.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383903/visualizar/