Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 06 de Maio de 2004 às 17:23

    Imprimir


A suspensão da greve da Polícia Federal por três dias já foi aprovada em 19 Estados, incluindo o Distrito Federal. Somente quatro Estados rejeitaram a proposta de suspensão, que começa a vigorar na segunda-feira.

Amazonas, Bahia, Alagoas e Mato Grosso do Sul optaram por manter a greve. Os sindicatos do Amapá, Acre, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Roraima, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Sergipe concordaram em suspender a greve. Outros Estados ainda aguardam decisão das assembléias.

A Fenapef e os 27 sindicatos filiados estão votando desde ontem se aceitam ou não a proposta do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha de paralisar a greve por três dias. Neste período, os policiais retomariam o atendimento ao público e aguardariam a abertura das negociações com o governo federal.

Diretores da Fenapef acertam com o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, a volta da categoria ao trabalho por três dias úteis. Caso o governo não volte a negociar os policiais federais irão retomar a greve na semana que vem.

A suspesão temporária da greve é uma estratégia da PF para reabrir negociações, já que o Ministério da Justiça se recusa a renegociar antes de os policiais retomarem o trabalho.

Nos 19 Estados onde a greve foi suspensa, o Ministério propõe pagar os dias parados aos funcionários grevistas se os agentes da PF aceitarem suspender a greve em definitivo.

O impasse se estende há três dias. A direção do sindicato é pressionada a paralisar a greve pelos agentes que tiveram o ponto cortado e estão sem receber salários.

O sindicato da categoria e a Advocacia Geral da União tavam uma guerra na Justiça há quinze dias. Em alguns Estados, há limirares que autorizam o corte de ponto. Em outros, há decisões que proíbem o corte.

Agentes, papiloscopistas e escrivães iniciaram a greve em 15 de março e reivindicam o cumprimento de uma lei de 1996, que prevê a elevação da categoria para o status de nível superior. Na prática, isso representaria um aumento médio de 35%, atingindo 85% em alguns casos




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383927/visualizar/