Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 04 de Maio de 2004 às 09:17
Por: Naiara Martins

    Imprimir


O Governo do Estado, em uma grande solenidade de lançamento, no dia 05.05, irá apresentar o Plano Diretor de Mimoso, que deverá dar continuidade às obras do projeto Memorial Rondon, localizadas na Baía de Chacororé, em Mimoso, Distrito de Santo Antônio de Leverger (32 quilômetros de Cuiabá). O Plano que será apreciado em Sessão Extra-Ordinária, pela Assembléia Legislativa, será a garantia de continuidade das obras iniciadas com recursos do Ministério de Esportes, Lazer e Turismo.

O Memorial erguido em homenagem ao patrono das comunicações, Marechal Mariano Cândido Rondon, será construído no local de seu nascimento, onde foi criado até os 10 anos de idade. Com a conclusão da primeira etapa da obra, ou seja, a montagem de toda a estrutura metálica, o que equivale a 2,5 mil metros quadrados de área construída. Para esta etapa foram gastos aproximadamente R$ 700 mil e serão necessários ainda cerca de R$ 2,5 milhões, referentes a parte de acabamento e finalização.

Toda a estrutura metálica será revista por uma camada de madeira, que irá envolver inclusive o assoalho, a cobertura e as duas rampas de acesso ao Memorial. Uma das rampas deverá conduzir a entrada principal do monumento, enquanto a outra passarela, sustentará um jazigo, para onde serão transferidas as cinzas de Rondon, hoje depositadas no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. O espaço está sendo levantado em uma área localizada a poucos metros da Escola Estadual, que leva o nome de sua mãe, "Santa Claudina".

DETALHES DO PLANO - No Plano estão sugeridas a construção do aeródromo Santos Dumont, para aeronaves de pequeno porte, balonismo e aeromodelismo, com estrutura de hangar simples e pista de 800 metros gramada. Uma marina sobre o rio Mutum, interligando o rio com a rodovia; estrada turística, assinalando os pontos de maior interesse turístico; a renovação do casario de Mimoso, com projeto para a recuperação da tipologia original; reforma da Escola de "Santa Claudina" e, a construção de uma casa de festas para manifestação da cultura mimoseana.

AUTORIDADES - Estarão presentes a solenidade, o governador do Estado, Blairo Maggi, o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, e demais secretários. Devido à apreciação simbólica, marcarão presença na solenidade, os 24 parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado, outras autoridades locais, como o desembargador do Tribunal de Justiça, que também é mimoseano, José Ferreira Leite, e o senador por Mato Grosso, Jonas Pinheiro.

Também estarão presentes, os generais Enzo Martins Peri, chefe do departamento de Engenharia de Construção e, Ítalo Fortes Avena, general da Divisão de Obras de Cooperação, ambos representantes do Exército Brasileiro.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384158/visualizar/