Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 09:51
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


Poxoréo, MT - O governado Blairo Maggi visitou, no sábado (24.04), a Feira Agropecuária de Poxoréo (Feagropox), quando foram firmados convênios com a Prefeitura do Município naa áreas de Transporte, Saúde e Educação, totalizando investimento de mais de R$ 1 milhão. A Feagropox, realizada entre os dias 21 e 25 de abril, na sua terceira edição, reuniu 40 expositores, entre pequenos produtores e comerciantes. Segundo os organizadores, o objetivo da feira foi mostrar a passagem da base da economia do Município do garimpo para agropecuária.

O governador visitou os estandes onde estavam expostos o artesanato regional, confeccionado a partir de produtos recicláveis, e a marchetaria. Blairo Maggi participou também do 2º Encontro Nacional de Violeiros, que reuniu cantores tradicionais da música sertaneja de raiz. Blairo Maggi foi homenageado pela dupla Carreiro e Carreinho, uma das mais antigas do Brasil. Durante a apresentação, o governador e comitiva subiram no palco para cantar junto com os violeiros. Num clima muito animado, o público acompanhou o governador batendo palmas.

Além da boa música caipira, a Feagropox buscou mostrar as alternativas de diversificação da economia do Município, como a criação de rãs. "A atividade ainda está no início. Por enquanto, são apenas duas propriedades, mas o nosso objetivo é o de despertar a curiosidade, para que mais gente possa produzir para aumentar o volume de produção", explicou o presidente do Sindicato Rural de Poxoréo, José de Souza Filho.

Durante a feira, também foram comercializados animas para cria, recria e engorda, gado leiteiro, caprinos e ovinos. A pecuária do Município conta com um rebanho de 292 mil cabeças, o segundo maior rebanho da Região Sul do Estado.

Por muitos anos, Poxoréo, atualmente com uma população de 20 mil habitantes, segundo o Censo 2000 do IBGE, viveu o apogeu da extração de diamantes, que chamava a atenção dos importadores. Com a decadência do garimpo, o Município busca outras alternativas econômicas. "Nós queremos transformar a mão-de-obra do garimpo para a agropecuária", enfatizou o presidente do sindicato rural. "O garimpeiro não tem condições de entrar com alto investimento, mas pode ter lugar na pequena propriedade", finalizou.





Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384939/visualizar/