Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 20 de Abril de 2004 às 19:44
Por: Vannildo Mendes

    Imprimir


Brasília - Os indígenas brasileiros estão articulando uma aliança com o Movimento dos Sem-Terra (MST) para promover uma onda de invasões das áreas cuja demarcação reclamam junto ao governo. O cacique Jercinaldo Saterê-Awé, coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), afirmou que os índios ainda não esgotaram o voto de confiança ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, mas advertiu que a paciência está no fim e a parceria com o MST pode ser acionada.

"Se continuarem a ignorância contra o índio, não nos resta outro caminho senão essa estratégia, que não é boa para a imagem do País, mas infelizmente é a única que surte efeito". Representantes de 20 etnias entregaram, hoje, ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, um documento detalhando as quase 200 terras indígenas não demarcadas, mal delimitadas, com homologação pendente ou alvo de disputa fundiária. A principal delas é a reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, de 1,67 milhão de hectares, cuja homologação é disputada desde 1998. Bastos afirmou que o governo Lula tem um compromisso afetivo e ideológico com a causa indígena e garantiu que, até o final do mandato, todas as terras indígenas demarcadas no País serão homologadas.

Os índios abrandaram o discurso depois de terem obtido hoje de manhã a confirmação de que serão recebidos em audiência por Lula no dia 10 de maio, mas não abrirão mão da mobilização e das articulações com o MST, que começaram em 2001, por recomendação de missionários das Pastorais da Terra e Indígena. O ministro da Justiça também prometeu uma solução para a homologação da Raposa Serra do Sol até o final deste mês.

Os líderes indígenas decidirão amanhã se mantém até o dia 10 o acampamento que montaram na Esplanada dos Ministérios ou se retornam apenas no dia da audiência. Do total de 620 terras indígenas no país, 422 estão demarcadas. Dessas, 24 foram demarcadas no atual governo - a mais recente, Munduruku, no Pará, tem 2,4 milhões de hectares. Para este semestre, estão previstas mais 18 demarcações.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385388/visualizar/