Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 20 de Abril de 2004 às 19:24
Por: Patrícia Junqueira

    Imprimir


São Paulo - O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, promove até domingo, em comemoração à Semana do Índio, a mostra Vídeo nas Aldeias: Um Olhar Indígena. Realizado pela ONG Vídeo nas Aldeias, o evento promoverá o encontro de índios realizadores de vídeos com o público. O ciclo reunirá a recente produção audiovisual indígena e terá dois debates abertos ao público, quinta e sexta-feira.

Serão exibidos ao todo 42 vídeos, a maioria deles feitos por indígenas, além de uma retrospectiva da premiada série Vídeo nas Aldeias, com vídeos realizados entre 1988 e 2003, que retratam assuntos como o processo de apropriação dos meios audiovisuais pelos índios. Os filmes foram divididos em oito categorias: Rituais e Mito; Xamanismo; Conflitos; Projetos Amazônicos; Vídeo nas Aldeias; Índios no Brasil; Índio na TV e Realizadores Indígenas.

A ONG oferecerá ao público uma oficina de vídeo com dez realizadores indígenas que, depois, sairão em campo pela cidade para produzir um documentário sobre a imagem do índio na cidade e o impacto dos vídeos sobre a platéia. Os debates O Olhar Indígena, na quinta, e O Índio na Mídia, na sexta, contarão com a presença de teóricos, realizadores indígenas e críticos de cinema, para discutir o novo papel dos índios enquanto cineastas e como eles são retratados atualmente na mídia.

A programação do CCBB também apresenta esta semana as exposições Yanomami - O Espírito da Floresta, com vídeos, fotografias, músicas e instalações de 13 artistas brasileiros e estrangeiros; e Ticunas - Pinturas na Floresta, de obras feitas por índios. Ambas são inauguradas hoje e ficam em cartaz até 20 de junho.

Vídeo nas Aldeias: Um Olhar Indígena - Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (0--21) 3808-2020. De 20 a 25 de abril. Entrada franca com distribuição de senhas com meia hora de antecedência.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385393/visualizar/