Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 02 de Março de 2004 às 17:07

    Imprimir


A Nasa (agência espacial americana) disse que a sonda Opportunity encontrou indícios em Marte de que parte da superfície do planeta vermelho alguma vez esteve coberta de água. Mas a missão não descobriu nenhum indício de organismos vivos em Marte, segundo a agência espacial americana, apesar de as condições terem sido propícias à vida, de acordo com o responsável científico da missão americana Mars Exploration Rover, Steve Squyres.

"Este é o tipo de lugar que teria permitido a existência de vida, (mas) isto não prova que houve vida", disse Squyres, após anunciar que "alguma vez correu água entre estas rochas", em alusão à região chamada Meridiani Planum, onde atualmente está o robô Opportunity.

O administrador associado da Nasa, Ed Weiler, disse em entrevista coletiva que o Opportunity esteve trabalhando sobre uma parte do planeta vermelho "que em algum momento esteve coberta de água".

Pela edição on-line da revista alemã Der Spiegel, o Opportunity teria encontrado na superfície do "planeta vermelho" sedimentos, especialmente sulfato de enxofre, que "com toda certeza foram formados em uma superfície aquática".

Recentemente, a sonda européia Mars Express fotografou grandes placas de água congelada no pólo sul de Marte, regiões que tinham sido descobertas pela sonda americana Mars Odissey.

O Opportunity, assim como o gêmeo Spirit, pousou em Marte em janeiro passado. Os dois examinam o solo e as rochas para descobrir a possível existência de vida no planeta, numa missão que durará três meses.




Fonte: Redação/Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387504/visualizar/