Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 28 de Março de 2014 às 10:43

    Imprimir


A saúde intestinal depende de vários fatores, como manter uma alimentação adequada, uma ingestão suficiente de água, uma boa higiene corporal (nem demais, nem de menos) e também evitar o uso de antibióticos – que devem ser tomados apenas com prescrição e acompanhamento médicos.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e o nutrólogo Antonio Lancha Jr., para ter um intestino funcionando bem é indicado consumir alimentos chamados "prebióticos", que servem de comida para as "bactérias do bem". Naturalmente, eles podem ser encontrados em sementes e raízes de alguns vegetais, mas também podem ser ingeridos por meio de remédios. São exemplos de prebióticos: maçã, cebola, alho, trigo, alcachofra, aspargo, banana, tomate, aveia e cevada.

Com isso, a população de bactérias que vivem no nosso corpo – conhecida como "microbiota" – fica em harmonia. O desequilíbrio delas, porém, provoca um processo infeccioso que pode ou não ser grave. No intestino, esse processo causa diarreia, prisão de ventre e/ou inflamações. De acordo com Atui, estudos recentes apontam que essa desregulação no intestino está ligada a problemas de saúde como alergias, obesidade, doença inflamatória intestinal e síndrome do colo irritável.

Antibiótico: quando atrapalha

Ao tomarmos um antibiótico, é possível que ocorra um desequilíbrio das bactérias intestinais. Isso pode desencadear uma doença chamada colite pseudomembranosa, que pode ser tratada com outro antibiótico, mas nem todo mundo recebe bem esse tipo de tratamento.

Outro artifício para tratar o problema é trocar as bactérias do intestino da pessoa, e isso é feito por meio de um transplante de fezes.

Infarto do intestino

Não é só o coração que pode infartar: o intestino também. E esse problema grave pode matar se o socorro não for rápido.

Quando o intestino infarta, ele para de receber sangue e necrosa. Aí é preciso fazer uma cirurgia e passar por um período de recuperação.

Para entender como o problema ocorre, é preciso saber que a artéria sai do coração bem grossa e vai se estreitando até chegar ao intestino. Ao todo, existem três ramos principais que irrigam o aparelho digestivo. Quando a pessoa sofre uma doença arterial, ela corre o risco de uma veia entupir.

Se essa for uma das veias que irrigam o intestino, pode faltar sangue na área e bloquear a passagem de oxigênio e nutrientes daquela região, levando ao infarto do intestino, que vai ficando escuro, menos irrigado e perdendo sangue. Então vem uma dor abrupta no abdômen. Quanto maior o calibre da veia, maior a área atingida e pior o problema.

Reality 'Água para beber'

Após 50 dias de muito esforço, a coordenadora escolar Nilza Cardana, de 53 anos – que odiava água –, reclamou de sede.

A meta dela era aumentar a ingestão de água, após ter enfrentado vários problemas de saúde, alguns ligados a esse baixo consumo, como pedras na vesícula e no rim, anemias e resfriados frequentes.

Nilza mudou completamente de hábitos: aumentou a ingestão de líquidos na dieta em 2 litros. Com isso, ela elevou em quase 10 vezes o volume de água que costumava beber por dia, e mais de 4 vezes o volume de líquidos totais.

A coordenadora nunca gostou de água e reparou que não bebia o suficiente depois de adulta. Quando o Bem Estar começou as gravações da série, ela não conseguia tomar nenhum copo de água de uma vez, dizia que tinha gosto de areia, que descia mal.

Foram necessários 50 dias para que Nilza mudasse de rotina e de opinião. Ela, que antes chegava a passar dois dias sem beber água, hoje chega a tomar 2 litros por dia.

A coordenadora recebeu apoio do nutrólogo Antônio Lancha Jr. e do fisiologista do esporte Paulo Correia. Além disso, teve dicas de um chefe de cozinha para fazer sucos com ingredientes que dizia não gostar, como água de coco, limão e melancia.

Ela também foi orientada pela nutricionista Luciana Lancha a fazer uma dieta mais rica em líquidos, para aumentar bastante a ingestão diária de líquidos.

(16/1) 1º dia de acompanhamento da Nilza = 650 ml de líquidos, sendo somente 200 ml de água

(30/1) 15º dia = 1 litro de líquidos, sendo 600 ml de água

(9/2) 25º dia = 2,05 litros de líquidos, sendo 1,3 litro de água

(15/2) 31º dia = 2,65 litros de líquidos, sendo 1,65 litro de água

(25/2) 41º dia = 2,7 litros de líquidos, sendo 1,95 litro de água

(6/3) 50º dia = 2,65 litros de líquidos, sendo 1,65 litro de água

Nilza também perdeu 600 gramas de peso, diminuiu a quantidade de líquidos extracelular (que deixa a pessoa inchada) e aumentou a quantidade de líquidos intracelular, que melhoram a saúde das células.

Além disso, a personagem da série aumentou a massa muscular e o metabolismo basal. Isso significa que ela agora consegue gastar mais calorias em repouso, o que é ótimo para a perda de peso.

Toda essa mudança também se refletiu numa melhora significativa da saúde das células. De acordo com o fisiologista Paulo Correia, o aumento de água nas células deixa Nilza menos suscetível a doenças, porque o sistema imunológico fica mais forte. Outras melhorias encontradas: intestino regulado, pele e cabelos mais macios, e maior disposição.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392085/visualizar/