Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 01 de Maio de 2014 às 07:35

    Imprimir


Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que 55% da população cuiabana sofre com excesso de peso. Já outros 22% dos moradores da capital mato-grossense são considerados obesos. De acordo com este documento, Cuiabá aparece liderando estes dois índices em comparação com as outras capitais brasileiras.

No “ranking” do excesso de peso quem aparece em segundo é Porto Alegre com 54%. Em terceiro lugar há um empate com 53% da população sofrendo deste mal no Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Maceió (AL), Curitiba (PR), Natal (RN), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). A capital com o menor percentual é São Luís (MA) com 42% da população acima do peso.

Já na listagem dos obesos, em segundo está o Rio (21%), Manaus (19%), Maceió (18%). A capital com menor número de pessoas obesas é São Luís (13%).

O levantamento revela que, pela primeira vez em oito anos consecutivos, o percentual de excesso de peso e de obesidade se manteve estável no país. A pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) indica que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e que, destes, 17,5% são obesos. Os resultados do estudo cessam a média de crescimento de 1,3 ponto percentual ao ano que vinha sendo registrada desde a primeira edição, realizada em 2006 - quando o proporção de pessoas acima do peso era de 42,6% e de obesos era de 11,8%.

Um dos fatores que fazem com que este número não aumente é o consumo de alimentos mais saudáveis e de hortaliças. Forte aliado na prevenção de doenças, o consumo recomendado de frutas e hortaliças também registrou aumento de 18% em oito anos. Atualmente, 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres comem cinco porções por dia de frutas e hortaliças, quantidade indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2006, os índices eram de 15,8% e 23,7%, respectivamente.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394277/visualizar/