Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 09 de Junho de 2014 às 12:18

    Imprimir


Marcos Bergamasco/Secom-MT
Área onde fica o Parque Mãe Bonifácia serviu de abrigo para os escravos fugitivos
Área onde fica o Parque Mãe Bonifácia serviu de abrigo para os escravos fugitivos

Um estudo realizado pelos estudantes de pós-graduação e doutorado em Física Ambiental do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) concluiu que os parques são alternativas para ajudar a minimizar as ilhas de calor que estão presentes em uma cidade. De acordo com o professor e doutor em física da UFMT, Marcelo Paes de Barros, a pesquisa teve início em 2004 e desde então vem sendo trabalhados os fatores climáticos dos parques de Cuiabá. O objeto da pesquisa referencial foi o Parque Mãe Bonifácia, localizado na Avenida Miguel Sutil.

A construção de pequenos parques é uma das opções que a capital tem para melhorar o clima, bem como a umidade relativa do ar, questões sociais e a minimização sonora, como aponta o estudo. "Os cuiabanos não possuem o costume de frequentar parques para realizar atividades físicas ou piqueniques com a família, mas conseguimos visualizar em campo, que desde as 5h30 até as 18h o local é muito utilizado porque tem um aparato bom”, disse o professor.

Conforme o professor, a capital tem os parques Massairo Okamura na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, Toti Garcia no Horto Florestal, Tia Nair, além do Mãe Bonifácia. Destes, os que apresentam melhor condição de frequência são o Massairo Okamura e o Mãe Bonifácia.

Resultados

Durante a pesquisa, foi montado um posto de controle para medir a diferença do clima no parque e na região central de Cuiabá. “No parque os termômetros registraram -4°C comparado ao Centro no mesmo horário”, comentou.

Outra ponto observado, conforme Marcelo, foi em relação à umidade relativa do ar. “Se no Centro a medição era 20%, no parque a diferença era exorbitante chegando aos 60% de umidade". No Parque Mãe Bonifácia, os frequentadores demonstraram satisfação em frequentar o local. “As pessoas mostraram sentimento de propriedade porque querem cuidar do espaço. Se chega algum turista, o cuiabano tem o prazer de levar para conhecer a área”, avaliou o professor.

Marcelo Paes de Barros destaca ainda que a minimização sonora também foi verificada no local. O barulho dos carros que trafegam pela Avenida Miguel Sutil, a 300 metros do parque, não é ouvido pelos frequentadores.

Projeto

O trabalho teve como objetivo estudar o efeito climático causado pelos diferentes aspectos da morfologia e topografia na formação dos ambientes térmicos e hidrométricos na área do Parque Mãe Bonifácia. No entanto, a riqueza de atributos do parque tornou possível a realização de um estudo paralelo relacionado à percepção ambientais e climatológicas.

Ainda de acordo com o doutor, o estudo confirmou a evidência de que existe uma relação direta entre os padrões de ocupação do solo e topografia sobre os ambientes térmicos e hidrométricos, referente à umidade relativa do ar do lugar.

Além disso, a pesquisa confirmou que o padrão de distribuição das áreas verdes em Cuiabá contribuem fortemente para a formação do seu ambiente térmico. A extensão desta influência, de até 500 metros, e a intensidade, de até 7 °C, varia com o período do dia e a estação do ano. Porém, em todos os horários em que o estudo foi conduzido as menores temperaturas do ar foram encontradas em espaços com maiores percentuais de áreas vegetadas.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396829/visualizar/