Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 13 de Junho de 2014 às 14:13

    Imprimir


Mauro Baldini/Ibama
A Operação Caryocar tinha como objetivo principal a proteção do bioma Cerrado
A Operação Caryocar tinha como objetivo principal a proteção do bioma Cerrado

A fiscalização do Ibama de Mato Grosso apresenta os resultados consolidados da Operação Caryocar executada no estado, no período de novembro/2013 a maio/2014.

A Operação Caryocar tinha como objetivo principal a proteção do bioma Cerrado, e em Mato Grosso se concentrou em ações nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Cocalinho, General Carneiro, Paranatinga, Primavera do Leste, Pontal do Araguaia, Santa Rita do Trivelato e Torixoréu.

Os 13 agentes de fiscalização que atuarão na operação, após notificarem os infratores, aplicaram multas que somaram 20 milhões de reais. Apreenderam seis tratores, um caminhão e dois correntões de 30 metros, que eram utilizados em desmatamentos ilegais. O total de áreas embargadas somaram 10.770 hectares, equivalentes a mais de dez mil campos de futebol.

Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, “mais importante que as multas aplicadas aos infratores foi a presença institucional nas regiões fiscalizadas”.

O nome da operação é uma homenagem ao pequizeiro (Caryocar brasiliense), árvore típica do Cerrado e de grande importância socioambiental. O bioma Cerrado é muito importante para o país, pois concentra as principais nascentes dos rios brasileiros e possui uma rica biodiversidade.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/397029/visualizar/