Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 26 de Setembro de 2014 às 21:43

    Imprimir


A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou nesta quinta-feira (25) que o Brasil não precisa de “choque fiscal” para cumprir a meta fiscal de superavit primário, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública, fixada neste ano em R$ 99 bilhões para todo o setor público consolidado (governo, estados, municípios e empresas estatais).

“Nós não acreditamos em choque fiscal. Isso é uma forma incorreta de tratar a questão fiscal no Brasil”, afirmou ao participar de ato de campanha em Feira de Santana, na Bahia.

E continuou: “Vai fazer choque fiscal, vai cortar o quê? Vai cortar programa social? Vai cortar Bolsa Família? Vai cortar subsídio do Minha Casa, Minha Vida como estão dizendo? Vão fazer o quê? Choque fiscal é o quê? É um baita ajuste que se corta para pagar juros para os bancos? Não é necessário”.

Em um fórum de debate sobre infraestrutura realizado na quarta (24), Alexandre Rands, coordenador econômico do programa de governo da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou que o próximo governo terá de fazer "ajuste fiscal grande" para garantir o controle da inflação.

Em seu programa de governo, Marina diz ser preciso "recuperar o tripé econômico" – que é o sistema de metas de inflação, câmbio flutuante e metas de superávit primário. Para isso, afirma que é preciso "gerar o superávit fiscal necessário para assegurar o controle da inflação".

Nesta quinta, Dilma justificou a falta de necessidade de um "ajuste fiscal profundo" porque, segundo ela, o Brasil "não está desequilibrado, não tem crise cambial".

A petista afirmou que Marina propõe "um modelo de política enconômica extremamente conservador e neoliberal", que atenderia "prioritariamente os bancos".

Para Dilma, falar em ajuste fiscal profundo é "perigoso" e "eleitoreiro".

A declaração da presidente foi dada dias após o governo anunciar que, para fechar as contas, projeta resgatar R$ 3,5 bilhões do chamado Fundo Soberano - que é uma economia feita em 2008, quando houve excesso de superávit primário, e que serve como uma espécie de "colchão".

Na segunda (22), o Ministério do Planejamento divulgou o relatório de receitas e despesas do quarto bimestre com profundas alterações nas previsões de receitas e despesas para este ano. A previsão de crescimento da economia em 2014 também já havia sido revista.

No início deste mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia criticado o programa de governo da Marina, que, segundo ele, contém elementos que poderiam reduzir a atividade econômica.

Seca no Nordeste

Dilma aproveitou para destacar ações no combate à seca na região durante o seu governo e o de seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, citando a construção de cisternas e o programa Seguro Garantia Safra, destinado aos agricultores familiares afetados pela seca.

“O Nordeste teve uma das maiores secas dos últimos tempos. Pela primeira vez, diante de uma seca destas proporções, a oferta de água se tornou uma bandeira para nós”, afirmou.

“E nós conseguimos passar por ela, com base nas políticas de proteção social, que foram capazes de garantir renda; e nas ações emergenciais, que construiu cisternas e comprou 1.600 carros-pipa”, disse, acrescentando que na sua gestão foram entregues em torno de 650 mil cisternas e mais 350 mil sob Lula.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/402066/visualizar/