Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Dezembro de 2014 às 14:31

    Imprimir


Getty Images
Gasto médio com celular e internet é menor para as famílias das classes C, D e E  Getty Images
Gasto médio com celular e internet é menor para as famílias das classes C, D e E Getty Images

O gasto médio mensal dos brasileiros com a conta de celular e de internet já chega a R$ 104 por mês. O valor pago pelos serviços, no entanto, é menor para as classes C, D e E, que gastam, em média R$ 98 mensais. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (11), pelo portal SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), mapearam o comportamento de compra das famílias.

De acordo com o levantamento, o gasto dos brasileiros com celular e internet superam os gastos mensais com itens como shows, teatro e cinema (R$ 96) e produtos de beleza (R$ 82).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, nos últimos anos, o celular e a internet se converteram em mecanismos de interação online e compartilhamento de informações.

— De modo geral, são cada vez mais imprescindíveis no trabalho e no dia a dia das pessoas. É fundamental manter-se conectado, mas o consumidor precisa pesquisar bem e escolher o plano que melhor caiba no próprio bolso.

Entre os itens considerados necessários para a família brasileira, os de maiores gastos em 2014 foram concentrados na compra de roupas, citada por metade dos consumidores. Em seguida, aparecem a conta de celular e de internet (30%) e a compra de calçados (30%). Já os maiores gastos classificados como supérfluos foram concentrados na aquisição de acessórios de moda (20%) e na ida a restaurantes chiques (17%),

Quando questionados sobre os sonhos de consumo, a maioria dos entrevistados citou viagens turísticas nacionais (30%), viagens de fim de semana (19%) e compra de eletroeletrônicos (15%).

A pesquisa mostra também que as prioridades de gastos são diferentes, dependendo do perfil socioeconômico das pessoas. Os pertencentes às classes A e B costumam gastar mais com lazer e produtos mais caros. Por outro lado, os entrevistados das classes C, D e E concentram seus gastos em itens de menor valor como calçados e brinquedos.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/405313/visualizar/