Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Janeiro de 2015 às 16:01

    Imprimir


Jarbas Oliveira/EstadãoConteúdo

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (15) que vai ampliar o Mais Médicos em até 1.500 municípios interessados em serem atendidos pelo programa. As novas vagas compreendem os municípios que já participam e 424 novas cidades que ainda não estavam no projeto. Com a ampliação, até 4.209 cidades brasileiras receberão médicos do Mais Médicos. A inscrição para cidades e profissionais exclusivamente brasileiros será aberta na sexta-feira (16) e vai até dia 29 de janeiro.

Com o novo edital, os médicos brasileiros interessados terão três oportunidades de escolher a cidade em que irão atuar — antes das novas regras divulgadas nesta quinta-feira era apenas uma chance. Na inscrição, cada médico deverá optar por até quatro cidades. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e o que não conseguir alocação terá acesso às vagas remanescentes.

A data e horário da inscrição do médico não serão mais considerados como critérios de seleção. Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do País. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

Em dois anos, um total de 146 profissionais brasileiros desistiram de atuar no Mais Médicos

Outra mudança divulgada nesta quinta-feira prevê a incorporação de 100% das vagas do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) no Mais Médicos.

Além dos especialistas em medicina de família e comunidade, o programa tem como objetivo atrair também médicos recém-formados.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ainda não é possível informar a quantidade de novos médicos que deverão participar do programa.

— Nós só podemos dizer qual é o número de médicos e equipes que serão ampliadas, que serão contempladas nesse edital, a partir do momento que os municípios fizerem a confirmação, ou seja, a adesão a essa nova etapa do Mais Médicos.

“Éramos vigiados por um representante do governo de Cuba”, diz cubano que deixou o Mais Médicos

Caso as vagas não sejam preenchidas por brasileiros, o governo divulgou que será aberto no dia 10 de abril uma chamada para brasileiros formados no exterior. E, no dia 5 de maio, para médicos estrangeiros.

Escolha das cidades

De acordo com o governo federal, foram priorizadas as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo ou muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. As vagas também foram expandidas para os distritos indígenas.

Prefeituras e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar a participação e efetuar a inscrição no programa pelo site do programa.

Programa

O programa Mais Médicos foi criado em julho de 2013 pelo governo federal com a intenção de melhorar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) com foco na atenção básica de atendimento médico.

Até o momento, 14.462 profissionais atuam em 3.785 cidades e nos 34 distritos indígenas do País. Segundo o ministério, 50 milhões de pessoas são atendidas pelo Mais Médicos.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/407145/visualizar/