Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 07 de Fevereiro de 2015 às 11:56

    Imprimir


O Bem Estar desta sexta-feira (6) falou sobre os perigos do mergulho em água rasa – a 4ª causa de lesão medular no Brasil. Qual a profundidade segura para fazer um salto de cabeça? Você sabe? O ortopedista Ivan Rocha e o fisioterapeuta Maurício Garcia tiraram as dúvidas dos telespectadores.

Em 90% dos casos, os pacientes são jovens entre 10 e 25 anos. De acordo com o ortopedista, é preciso checar a profundidade. “A falta de medo é um dos responsáveis pelos acidentes com mergulho em água rasa”, diz Rocha.

De acordo com o ortopedista, uma profundidade segura para saltar de borda é de pelo menos 2,5 metros. Outra dica é mergulhar com a mão estendida na altura da orelha para não bater a cabeça direto na água.

Também falamos sobre atividades físicas na areia. Você sabe onde é melhor correr: areia fofa ou dura? Qual será que gasta mais calorias? O fisioterapeuta Maurício Garcia explica que na areia fofa gastamos mais calorias. "Temos que fazer mais esforço. No terreno rígido, o próprio solo devolve o impulso. Na areia não. Quando você afunda o pé na areia, você tem que ter uma energia muito maior para deslocar o corpo."

E será que a gente tem que fazer exercícios de tênis ou descalço? "É um paradigma. O grande benefício de correr na areia é a proteção da articulação. Correr descalço na areia é melhor, mas correr forte pode causar lesões. O adequado é usar tênis e uma meia adequada", completa o fisioterapeuta.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/408303/visualizar/