Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Abril de 2015 às 05:07

    Imprimir


A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) afirmou nesta segunda-feira que poderá cortar em duas ou três semanas os ratings da Vale e de outras sete mineradores, por conta da redução dos preços estimados para o minério de ferro neste e nos próximos anos.


Durante as próximas semanas, a S&P vai avaliar com mais detalhes os planos das empresas para lidar com o impacto negativo da queda dos preços do minério nos fluxos de caixa, disse a empresa em comunicado.

Dentre as outras empresas que tiveram seu rating colocado em observação negativa pela S&P estão as concorrentes de peso Tinto e BHP Billiton, que ao mesmo tempo que colaboram com o excesso de oferta, sentem os efeitos negativos da queda dos preços na receita de venda do minério.

A S&P reduziu sua expectativa de preço médio do minério de ferro de agora até o fim do ano para 45 dólares por tonelada, ante expectativa anterior de 65 dólares por tonelada.

Para 2016, a agência revisou a estimativa para 50 dólares por tonelada, ante 65 dólares na previsão anterior, e para 2017 acredita que a média seja de 55 dólares por tonelada, ante 70 dólares em sua última expectativa.

A revisão foi motivada, segundo a S&P, pela permanência da forte expansão da oferta de minério no mercado internacional, o ritmo menor que o esperado da saída dos produtores de alto custo e o crescimento mais lento da economia chinesa.

"Em nossa opinião, o grave desequilíbrio entre oferta e demanda no mercado de minério de ferro deve continuar nos próximos dois anos", afirmou a S&P, em comunicado.

A agência destacou ainda que os menores preços operacionais, devido à queda do barril do petróleo, e a valorização do dólar prolongam a presença de produtores marginais e, com isso, o excesso de oferta no mercado e a fraqueza dos preços.

Para a S&P, os preços menores da matéria-prima do aço podem não apenas enfraquecer o fluxo de caixa operacional e a alavancagem financeira de algumas mineradoras, como também afetar a capacidade de resistência dessas empresas.

As outras empresas que tiveram seus ratings colocados em observação negativa foram Anglo American, CAP, Exxaro Resources, Fortescue Metals Group, and Eurasian Resources Group (ERG).

A S&P classifica a Vale com o rating "BBB+", três degraus acima do chamado grau especulativo. Ou seja, mesmo que seja rebaixada em duas notas, a Vale continuará mantendo seu grau de investimento.





Fonte: DO IG ECONOMIA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/411201/visualizar/