Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Abril de 2015 às 15:48

    Imprimir


SÃO PAULO - A preocupação com a segurança está levando os bancos a reduzirem o número de caixa eletrônicos no país. Pesquisa divulgada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgada nesta terça-feira mostrou que após crescimento tímido nos últimos anos, o total de caixas eletrônicos no país caiu 4%, de 166 mil para 159 mil em 2014. Não passa dia sem que esses equipamentos sejam alvos de bandidos que explodem os caixas para roubar o dinheiro.

Além do fator segurança, segundo a Febraban, os bancos também estão compartilhando serviços por esses equipamentos e aumentando suas funções, o que também ajuda a explicar a redução da oferta dessas máquinas nas ruas. Os caixas eletrônicos responderam por 21% do total de transações bancárias, no ano passado, dois pontos percentuais a menos do que em 2013.

Apesar do número de agências bancárias também ter permanecido estável em 2014, com 23 mil pontos, o total de transações bancárias cresceu, puxado pelas operações via internet e por telefone celular. O total de transações cresceu 14% no ano passado, chegando a 46 bilhões em 2014. O internet banking respondeu por 41% das transações, mesmo percentual do ano anterior. As transações por telefone celular respondiam por 6% do total e no ano passado representaram 12%. Esses dois canais já representam 52% das transações bancárias realizadas no Brasil. Segundo a Febraban, uma em cada quatro contas bancárias já utiliza o telefone celular para fazer transações.

A pesquisa da Febraban, que teve como base 20 instituições financeiras responsáveis por 90% dos ativos dos bancos no país, mostrou também que a bancarização continua avançando. No ano passado, o índice de bancarização atingiu 60% no Brasil, um crescimento de 3 pontos percentuais em relação a 2013. O indicador foi obtido pela divisão do total de CPFs do país pela população economicamente ativa. O total de contas correntes chegou a 108 milhões no ano passado, frente aos 103 milhões de 2013, crescimento de 4,9%.







Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/411248/visualizar/