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Economia
Quinta - 30 de Abril de 2015 às 09:27

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Até o primeiro semestre de 2016 a BR-163 no Sul de Mato Grosso estará totalmente duplicada. Estimativa é da Rota do Oeste, ligada à Odebrecht TransPort, empresa que detém a concessão de parte da rodovia federal.

A faixa a ser entregue contempla aproximadamente 120 quilômetros que vão de Rondonópolis, município a 218 km de Cuiabá, até a divisa com Mato Grosso do Sul, no quilômetro zero. Deste universo, 22,7 km já foram entregues e, em maio, serão liberados para o usuário.

"Estimativa é entregar todas estas obras de duplicação e também a recuperação total. Depois é seguir para o Nortão [região], onde vamos atuar nos trechos entre Posto Gil e Sinop", afirma Paulo Lins, diretor-geral da Rota do Oeste.

O executivo confirmou as novas frentes de trabalho assumidas pela empresa. Duas foram implantadas e seguirão em obras nos próximos meses: 40 quilômetros na BR-163, entre os km 54,9 até o 94,9, no terminal de grãos da América Latina Logística (ALL), e outros 54,9 km entre o km 54,9 até o zero km, na divisa com Mato Grosso do Sul.

Segundo a Rota do Oeste, mais de 600 trabalhadores já trabalham nas primeiras intervenções da rodovia, como supressão vegetal e preparação do solo para terraplanagem.

"Nosso compromisso é de cumprir todos os cronogramas. Estamos, inclusive, um pouco a frente do que nosso contrato de concessão exige", disse Paulo Lins ao G1.

Ainda conforme o executivo, todas as obras necessárias não devem sofrer atraso, uma vez que a empresa já recebeu a liberação da Licença Ambiental de Instalação necessária.

As obras de duplicação e recuperação na BR-163 começaram em junho do ano passado. Detentora da concessão de 850,9 km, a Rota do Oeste terá que duplicar 453 km da BR-163 em até cinco anos. O restante está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

As intervenções sob responsabilidade da empresa vão se concentrar entre Sinop ao Posto Gil, na região médio norte, e onde está a principal zona produtora de grãos, além de Rondonópolis até Itiquira, no sul de Mato Grosso, também polo produtor.

Ao todo, 850,9 quilômetros estão sob responsabilidade da iniciativa privada e serão explorados pelos próximos 30 anos, segundo estipula o contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O pacote de obras deve resultar na injeção de investimentos na ordem de R$ 5,5 bilhões, pelo que calcula a concessionária responsável.





Fonte: Do G1 MT

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