Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 17 de Junho de 2015 às 14:13

    Imprimir


Um grupo de voluntários colocou vários cabides espalhados em alguns pontos de Londrina, no norte do Paraná, para estimular a doação de roupas de frio durante o inverno. O objetivo do projeto “Amigos Solidários” é simples: as pessoas deixam as roupas no local para quem mais precisa recolher e usar.


Este é o segundo ano que o projeto é realizado na cidade. A iniciativa surgiu após um dos membros do grupo ver um trabalho parecido ser realizado em Curitiba.

“O Bruno Sato reuniu o pessoal no ano passado e contou sobre esse projeto. Aí decidimos implantar essa ideia aqui em Londrina”, conta Anderson Sato, um dos organizadores do “Cabide Solidário”.

O número de pontos aumentou em 2015, passando para 14 cabides instalados. A campanha segue até o fim do inverno.

“São locais que têm um grande número de pessoas passando diariamente, e são pontos próximos às casas dos participantes do projeto. Isso ajuda a monitorar e também cuidar de cada um desses lugares. Caso um lugar tenha mais roupas sobrando e outro tenha mais gente, nós passamos e espalhamos as peças para esses locais”, explica Sato.

Além disso, pessoas de cidades da região, como Cambé, Assaí, Ribeirão do Pinhal e São Sebastião da Amoreira, também decidiram participar e instalar pontos de doação.

“Um amigo veio e pegou um cabide para levar para São Sebastião da Amoreira. Nós queremos exatamente isso, que as pessoas doem e também levem essa ideia para frente. Quanto mais pontos, mais pessoas podem ser ajudadas”, afirma Sato.

O grupo não tem um número de doações realizadas, mas tem um retorno positivo dos moradores e empresários que ficam perto dos cabides. Além disso, os integrantes já colecionam várias histórias de solidariedade.

“Já vimos várias pessoas que aparentam morar nas ruas ou não ter mesmo uma roupa para aquecer no frio recolherem esses agasalhos, e isso é gratificante. Também encontramos uma moça que se esqueceu de pegar uma blusa ao sair de casa, usou uma que estava nos cabides e depois devolveu”, conta.

Além da colocação dos cabides, o projeto se reúne para outros trabalhos solidários. "A gente não pode fazer muita coisa por causa do tempo, cada um tem seu trabalho. Mas, nos reunimos para doar sangue ou fazer outras ações. São pequenas iniciativas que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas", diz Anderson Sato.

Quem quiser participar e indicar um novo lugar para a instalação pode entrar em contato com o grupo de voluntários através do Facebook.

Confira os pontos onde os cabides foram colocados em Londrina:
1 - Avenida Saul Elkind, em frente ao Super Muffato;
2 - Entrada do Terminal Vivi Xavier;
3 - Avenida Tiradentes, em frente ao edificio Twin Towers;
4 - Avenida Tiradentes em frente ao shopping Com-Tour;
5 - Avenida Juscelino Kubitscheck, esquina com a rua Ibiporã;
6 - Praça da Rua Quintino Bocaiuva com a rua Belo Horizonte;
7 - Lago igapó, na Avenida Higienópolis;
8 - Rua Pio XII com Rua Santos;
9 - Entrada do Terminal Cental pela avenida São Paulo;
10 - Rua Prof. João Cândido com Alameda Miguel Blasi;
11 - Em frente à Catedral Metropolitana de Londrina;
12 - Calçadão, em frente ao Palácio do Comércio;
13 - Avenida Celso Garcia com rua Elvira Burgin;
14 - Praça do Aeroporto.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/414236/visualizar/