Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 21 de Agosto de 2015 às 08:24

    Imprimir


Os cabelos claros penteados na forma de um topete com gel têm inspiração sertaneja. “Luan Santana”, diz João Victor Loch, de 5 anos. Um ano depois do transplante de fígado que salvou sua vida, o menino hoje pouco lembra a criança que lutava contra a doença desde os 2 anos. “É um filho muito especial. Faria tudo de novo”, diz a dona de casa Tatiana Solonca, a mulher que doou o órgão ao menino em 2014.


João Victor e Tatiana se conheceram por acaso na igreja que frequentavam em Palhoça, na Grande Florianópolis. Mãe de um menino da mesma idade, ela ficou comovida com o caso, fez exames e descobriu ser compatível para o transplante. Para que isso acontecesse, porém, Tatiana precisou perder 28 kg. Enquanto João batalhava contra o câncer, Tatiana lutava contra a balança. Todo o processo foi mostrado no Fantástico, da TV Globo.

Em alguns momentos, médicos chegaram a achar que o menino não iria resistir. Mas os exames melhoraram de repente, e no dia 20 de agosto de 2014, ele recebeu parte do fígado de Tatiana. Em outubro, o menino sofreu uma recaída e voltou a ser internado. Em novembro, ele finalmente recebeu alta e pôde passar o aniversário em casa.

Escola
Em março deste ano, uma nova conquista: João Victor passou a frequentar pela primeira vez uma escola. "Ele pediu para ir no meu carro até a escola e estava muito empolgado. Para os amiguinhos ele disse que eu era a 'mãe de figo' dele", disse Tatiana na época.

"É diferente do que acordar ele para ir ao médico", disse Tatiana ao Jornal do Almoço desta quinta-feira (20). Acordado pela equipe de reportagem, João Victor era só sorrisos. "Agora é acordar para passear, para brincar, para ir à escola". Um dos passatempos preferidos dele é correr de carrinho. "Taca-le pau, Marco véio", grita o menino.

'Mudou tudo'
"Eu vi o João Victor morto", diz o avô, Ari dos Santos. "Hoje eu paro para falar dele, paro para vê-lo brincar". O menino toma apenas um remédio, para evitar a rejeição do órgão transplantado. De resto, leva uma vida normal. "Mudou tudo. Hoje vejo ele correndo, não tem mais aquela perninha que mancava. Tá ficando gordo, tem um pernão', diz a avó Maria dos Santos.

Mesmo Tatiana já estando 32 kg mais magra do que na época em que conheceu João Victor, ele não dá folga e exige que sua 'mãe de figo' mantenha a linha. "Posso comer bolo?", ela pergunta. "Não pode", diz o garoto, que revela ter o sonho de ser médico. Por quê? "Para puxar a orelha de quem não ficar quieto", diz o menino, arrancando risos da família.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/417739/visualizar/