Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 09 de Outubro de 2015 às 13:32

    Imprimir


DO DISQUETE À NUVEM: RELEMBRE A HISTÓRIA DAS TECNOLOGIAS DE TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE DADOSO armazenamento e transporte de informações é fator importantíssimo no progresso da humanidade. Não a toa, a escrita é um marco de fundação das sociedades, já que permite que o conhecimento seja catalogado, transportado e transmitido para outras pessoas. Um dos grandes desafios da humanidade, o armazenamento e transporte de dados é fundamental tanto para otimizar processos quanto para garantir o legado de nossa espécie.No século XX, os computadores e, mais à frente, a internet mudaram bastante esse cenário. Confira algumas inovações que transformaram a forma como guardamos e carregamos informações por aí.


CARTÕES PERFURADOS - Por mais que o computador desktop seja uma invenção relativamente moderna, o processo de computação de dados é bem mais antigo. Uma das primeiras formas de armazenar dados nesse universo foi com cartões perfurados, criados em 1725 por Basile Bouchon e aperfeiçoados por Herman Hollerith. Os cartões perfurados armazenam informações simples por meio de buracos estrategicamente posicionados. Quando interpretados por uma máquina, esses furos são decodificados em dados que, com o passar do tempo, se tornaram progressivamente mais complexos. Essa tecnologia, apesar de ser ponta de lança no século XVIII, foi usada até meados do século XX, quando a computação começou a se desenvolver em grandes saltos.

FITA MAGNÉTICA - A fita magnética, também conhecida como banda magnética, surgiu já no início dos anos 50. Ela era uma fita plástica coberta com óxido magnético, capaz de armazenar uma grande quantidade de informações, especialmente para a época, além de ser mais veloz que qualquer tecnologia anterior. As fitas magnéticas, precursoras das fitas cassete, foram responsáveis por uma grande revolução na indústria fonográfica. O primeiro computador a utilizar as fitas, o UNIVAC, era vendido por nada menos que US$ 750 mil.

DISCO RÍGIDO - Em 1956, surgiu o disco rígido, criado pela empresa americana IBM. Também conhecido como HD, ele utiliza um sistema de rotações rápidas associado a um material magnético para armazenar dados. Os primeiros modelos de discos rígidos eram bem grandes e com pouca capacidade de armazenamento, especialmente quando comparados aos modelos atuais, mas em algumas décadas a tecnologia evoluiu e hoje não é difícil encontrar HDs de notebooks com 1 TB de capacidade.

APOLLO GUIDANCE COMPUTER - No final dos anos 1960, precisamente em 1969, o Apollo Guidance Computer guiou astronautas em direção à Lua, por mais de 300 mil quilômetros, na missão Apollo 11. O computador, chamado pela sigla AGC, era inúmeras vezes mais primitivo que o celular que você carrega no bolso, com poder de processamento similar a uma calculadora e armazenamento de míseros 64KB.

DISQUETE - Os primeiros modelos de disquetes surgiram nos anos 70, mas eram muito frágeis e os dados se perdiam com facilidade, especialmente pela construção maleável dos disquetes, que facilitavam a ruptura dos filamentos magnéticos que armazenavam as informações. Quem cresceu nos anos 80 e 90 deve se lembrar das versões com capacidade de 1.44MB, provavelmente a versão mais popular dos disquetes antes da tecnologia ser vastamente superada por mídias óticas, tanto em durabilidade quanto em armazenamento.

CD-ROM - O CD-Rom é uma adaptação do CD para armazenar não só música, mas dados de computador sob outras formas, como textos e gráficos. Eles começaram a ser usados na década de 1980 e se tornaram populares meios de armazenamento de programas e jogos de computador na década seguinte. A tecnologia foi resultado de uma parceria entre Sony e Philips.

DVD - Já nos anos 1990, Sony e Philips se reuniram outra vez, juntamente com Toshiba e Panasonic para a criação do DVD, uma forma de salvar dados digitalmente. Fisicamente, para os consumidores, não há diferença entre o CD-Rom e o DVD, mas a diferença de capacidade de armazenamento é bem grande. O DVD foi, durante os anos 90 e início dos 2000, a mídia definitiva para o home video, desbancando o veterano VHS (que usava uma tecnologia de fitas magnéticas) e outras iniciativas de transição, como o laserdisc (basicamente um CD do tamanho de um disco de vinil que não tinha capacidade de armazenar um filme inteiro em apenas uma das faces).

FLASH DRIVE - Fácil de carregar e com imensa capacidade de armazenamento: este é o flash drive, também chamado de pen drive, que surgiu no início dos anos 2000. Além de pequenos e leves (cerca de 30g), os flash drives ainda trazem outra vantagem: os arquivos podem ser salvos e deletados facilmente, sendo substituídos por outros inúmeras vezes.

NUVEM DE DADOSA - nuvem de dados mudou o paradigma do armazenamento de um suporte físico para um suporte digital. Essa tecnologia começou a se popularizar a partir de 2006 e oferece, por meio de diversos serviços e plataformas, a forma mais simples e eficiente de armazenar dados, já que as informações podem ser acessadas simultaneamente em qualquer lugar com uma conexão com a internet.Apesar das informações estarem acessíveis em formato digital, sem um suporte físico para transporte, os dados seguem armazenados em um suporte de hardware, afinal, a internet não funciona sem os milhões de servidores que sustentam todas as nossas informações no ar.





Fonte: Unopar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/418374/visualizar/