Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 18 de Agosto de 2016 às 12:54
Por: Do G1 - MT

    Imprimir


(Foto: Reprodução/TVCA)
Entre as espécies que apareceram mortas estão curimbatás e piavas
Entre as espécies que apareceram mortas estão curimbatás e piavas

Dezenas de peixes mortos foram encontrados na manhã desta quarta-feira (17), às margens do Rio Coxipó, em Cuiabá. Entre as espécies encontradas no local estão curimbatás e piavas. Além dos cardumes mortos, parte das águas do rio estava como uma coloração escura e com muito acúmulo de lixo. A chuva que caiu sobre a capital na última terça-feira (16) podem ser uma das explicações do incidente.

Por meio de assessoria, a prefeitura informou que a situação deve ser fiscalizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. A inspeção, segundo o órgão, deve apontar se há alguma atividade ilegal no rio.

A CAB Cuiabá, concessionária de água da capital, explicou que utiliza a água do Rio Coxipó para abastecer os domicílios, mas que o material só é distribuído depois de passar pelos centros de tratamento. Segundo a concessionária, após vários processos químicos, a água sai 100% potável.

De acordo com o biólogo Francisco Machado, para explicar a real causa da morte dos peixes é necessário realizar um estudo mais aprofundado, mas, de maneira preliminar, a forte chuva que atingiu Cuiabá nesta terça-feira pode ter sido uma das justificativas do acontecido.

“Uma chuva como essa, que foi bastante repentina, acaba carregando para o leito do rio muito lixo, que vem com muita matéria orgânica e produtos químicos. E quando esses produtos vão para a água, eles consumem muito oxigênio, o que acaba fazendo com que os peixes morram por asfixia”, explicou.

Machado, que é professor aposentado, comentou que apesar da chuva ser a principal causa, a atividade humana é um dos principais fatores que contribui com a lenta destruição do meio ambiente.

Segundo biológo, chuva repentina pode ter causado morte dos peixes (Foto: Reprodução/TVCA)Segundo biológo, chuva repentina pode ter causado morte dos peixes (Foto: Reprodução/TVCA)

“A ocupação desenfreada da margem do rio é um dos grandes problemas. Os bairros acabam crescendo de forma desordenada e não recebem um tratamento adequado de esgoto. Então muitos dejetos produzidos pela população acabam indo parar na água, o que prejudica toda uma cadeia alimentar, por exemplo. Jacarés, aves e até seres humanos mesmo se alimentam desses peixes”, argumentou.

O pesquisador ainda disse que por uma questão de saúde público esses peixes mortos não devem ser usados como alimento. “É extremamente perigoso consumir esse animal depois do que ele passou. A chance da pessoa contrair uma doença, como uma cisticercose, é muito grande. O animal já foi afetado por um ambiental totalmente desfavorável”, comentou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422042/visualizar/