Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 14 de Setembro de 2016 às 16:26
Por: Maricelle Lima Vieira | SES - MT

    Imprimir


Durante três semanas, técnicos de enfermagem que atuam nos municípios da Baixada Cuiabana (Cuiabá, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães e Jangada), participam na Escola de Saúde Pública do curso de ‘Aperfeiçoamento pós-técnico em saúde do idoso para equipes de estratégia em saúde da família’.

A iniciativa foi pactuada junto a Comissão Intergestora Regional (CIR) e tem como objetivo transformar a prática do dia a dia dos profissionais que atendem idosos. O curso começou nesta segunda-feira (12), e tem carga horária de 160 horas, sendo 100 horas teóricas e 60 horas práticas em ambientes terapêuticos, em casas de longa permanência, unidades de saúde da família e centros de convivência.

A técnica da Secretaria de Estado de Súde (Ses) responsável pelo curso, Valéria Binato Santili Depes, explica que a estratégia metodológica utilizada é a problematização, quando ao processo ensino-aprendizagem, somada à realidade e ao conhecimento científico.

Valéria acrescenta que a metodologia é baseada na teoria de Paulo Freire, voltada para ação – reflexão – e no ‘Arco de Maguerez’ - que se constitui com cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. “Os profissionais de saúde, que já atuam na atenção básica, terão aulas prática nos locais, como: Abrigo Bom Jesus, centros de convivência, Unidades de Saúde da Família Novo Horizonte e Pedra 90 – VI e Lar São Vicente”.

Desta forma, os participantes, além de trabalharem em equipe, vivenciarão o atendimento aos idosos nessas unidades, relacionado à teoria e prática no momento do curso. Assim, ao retornarem aos seus ambientes de trabalho poderão propor efetivamente mudanças na atenção ao idoso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422308/visualizar/