Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 19 de Setembro de 2016 às 07:12
Por: G1/MT

    Imprimir


(Foto: Ney Sarmento)
Campanha Nacional de vacinação começa na próxima segunda-feira (19)
Campanha Nacional de vacinação começa na próxima segunda-feira (19)

A partir desta segunda-feira (19), começa em os municípios de Mato Grosso a campanha nacional de multivacinação e atualização da caderneta de vacinação. O objetivo da campanha é de promover a atualização do esquema de imunização de crianças de 0 a 5 anos de idade e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos. A campanha incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação segue até o dia 30 de setembro. No dia 24, no entanto, o Ministério da Saúde realiza o dia 'D' da mobilização da campanha. Ao todo, o estado deve receber 487,7 mil doses das 14 vacinas disponíveis.

A estratégia neste ano é incluir os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta maior resistência a se vacinar. As doses já são normalmente disponíveis de forma gratuita no SUS, em qualquer posto. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para colocar a carteira de vacinação em dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há meta estabelecida. Isso porque, o objetivo principal é a redução das doenças imunopreveníveis no país e a diminuição do abandono à vacinação.

Para crianças menores de cinco anos, estarão disponíveis a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. E as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos, serão protegidos contra Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, entre outras.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422343/visualizar/