Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Junho de 2017 às 07:33
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos de janeiro a maio desse ano, em Mato Grosso, é de 2,61% em relação ao total de cheques compensados. De cada 100 compensações, pouco mais de 2,50 documentos desses foram protestados por falta de fundos. O saldo apurado no período no Estado supera a média do Brasil que ficou em 2,18%.

Na comparação regional, conforme dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgados ontem, a média para o Centro-Oeste no acumulado dos cinco primeiros meses do ano é de 2,73% de devoluções sobre o total compensado.

Considerando o saldo do país, os economistas da Serasa Experian, explicam que a estabilidade da inadimplência com cheques reflete a atuação de duas forças antagônicas que, no curto prazo, se anula: por um lado, há a redução da inflação e dos juros, que favorece o recuo dos índices de inadimplemento, mas, por outro lado, há o elevado nível de desemprego no país, que acaba atuando na direção contrária, pressionando para cima a inadimplência. Assim, dificilmente notaremos recuo mais significativo da inadimplência do consumidor se o desemprego não iniciar uma trajetória consistente de recuo.

No comparativo mensal e anual, Mato Grosso apresenta queda nos percentuais de devoluções pela segunda vez por falta de saldo na conta corrente do emitente. A devolução de cheques em maio foi de 2,49% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 2,55% registrada em abril. Já em relação ao contabilizado em maio do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Mato Grosso havia sido de 2,83% do total de cheques compensados, mostrando o recuo anual da inadimplência considerando essa modalidade de pagamento no Estado.

Ainda considerando a performance do Centro-Oeste, Mato Grosso teve o segundo melhor índice da região, atrás apenas de Mato Grosso Sul, com 2,35% do total de cheques compensados. O Distrito Federal teve o maior índice de maio, com 3,64% das compensações devolvidas por falta de fundo, seguido por Goiás, com 2,72%.

ACUMULADO - Nos cinco primeiros meses de 2017, entre as regiões do país, a liderança de devoluções foi da região Norte, com 4,23% de cheques devolvidos. O Sul apresentou o menor percentual de devoluções no período: 1,82%.

Já entre os estados, o Amapá segue na liderança do ranking de cheques sem fundos entre janeiro e maio de 2017: foram 18,69% de cheques devolvidos. Na outra ponta, São Paulo teve o menor percentual de devoluções: 1,73%.

Na média nacional, o índice de cheques sem fundo foi, em maio, 2,15% em relação ao total de cheques compensados. O percentual sofreu ligeira alta em relação ao mês anterior, abril, quando foram registrados 2,14% de devoluções. No acumulado do ano, entre janeiro e maio, a porcentagem de cheques devolvidos no país, em relação aos compensados, foi de 2,18%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/425110/visualizar/