Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 20 de Junho de 2018 às 14:37
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Livre Porto Cuiabá vão apresentar entre os dias 21 e 24 de junho, às 20h15, no Espaço Cultura Liu Arruda do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Cuiabá, a comédia teatral ‘Este ovo é um galo’. A peça traz de forma bem-humorada reflexões acerca da ditadura militar e a corrupção no Brasil.

Adaptada da obra do dramaturgo brasileiro Lauro César Muniz, conhecido pela versão brasileira do romance português ‘As Pupilas do Senhor Reitor’ (TV Record) e de novelas de sucesso como ‘Salvador da Pátria’ (Rede Globo), a peça consiste numa deliciosa fábula sobre o poder. Recheada de humor, é um convite ao despertar para problemas sociais e políticos.

“É preciso conhecer a história, saber que além do uso da força para conter a voz social, algo inadmissível, o cenário de corrupção era praticamente o mesmo na ditadura, ou seja, usar da opressão e da força não mudam a cultura do jeitinho. Só com a educação se faz isso”, afirmam os estudantes Guilherme de Araújo Apolinário e Raissa Carvalho Porto.

A história começa com uma aposta singela em um bar – restaurante em que os dois proprietários divergem quanto ao dinheiro e terreno de uma herança. Como é costume no país, os dois acabam apostando sobre o sexo de um pintinho que vai nascer de um ovo chocado pela principal poedeira do galinheiro. A cidade acaba participando do jogo: qual o sexo do pinto que vai bicar o ovo dentro de 21 dias? Quem vai ganhar a aposta?

Cronologicamente esta é a primeira peça válida na dramaturgia do autor. A versão foi escrita em 1964, mas Lauro percebeu que poderia haver uma ponte possível entre a revolução de 1932, abordada nessa história, com o golpe de 1964. “Nós, jovens, ainda temos esperança em uma sociedade mais justa, mas discordamos de qualquer tipo de violência”, avalia João Gabriel Pereira.

Realizado desde 1995, o teatro é incluso no currículo escolar no 8º e no 12º ano da escola, trazendo obras importantes da literatura universal e nacional. “Esse é um momento do despertar do protagonismo do jovem no mundo e o teatro vem ajudá-los a reforçar seus próprios valores e despertar um propósito de vida”, avalia o diretor e coreógrafo teatral Escola Livre Porto, Luciano Oliveira.

Serviço

As vagas são limitas, ligue e reserve seu ingresso na Escola Livre Porto Cuiabá: (65) 3028-6625. O ingresso tem preço promocional de R$ 20. Curta a página e acompanhe as divulgações da escola:www.facebook.com/EscolaLivrePortoCuiaba.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428703/visualizar/