Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Julho de 2018 às 13:15
Por: Da Assessoria com GOVPA

    Imprimir


No Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado nesta terça-feira (10.07), a Prefeitura Municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, desencadeou o Projeto Semana da Saúde Visual, que em resumo, consiste na realização gratuita de diversos procedimentos oftalmológicos.

As atividades e ações do projeto, acontecem no Centro de Convivência do idoso “Flaviano Correia de Moraes” localizado no Bairro Bandeirantes, no entanto os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, em horário de expediente (07hs as 13hs) para retirar a senha de atendimento e garantir a vaga para realizar exames de vista, de optometria, consultas oftalmológicas para casos diagnosticados patológicos e palestras e orientações para uma boa saúde ocular.

O prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes esclareceu que o projeto está sendo possível graças a uma parceria com a iniciativa privada, e espera que possa atender o maior número de pessoas que necessitam de avaliações e ou procedimentos oculares.

“Nosso desejo é que todas as pessoas que estão acometidas de algum problema ocular possam ser atendidas gratuitamente e assim buscar respaldo técnico para o tratamento necessário” disse o gestor.

De acordo com ele, existe uma grande demanda de pessoas de todas as idades por exames e consultas oculares, motivo pelo qual o município buscou oportunizar ao público em geral as condições para realiza-los sem precisar se deslocar da cidade.

Sendo um dos sentidos mais importantes do ser humano, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental. Tomando-se os devidos cuidados, as principais doenças da visão podem ser evitadas.

Embora a realização de exames preventivos regularmente não seja um habito muito cultivado, muitas pessoas têm problemas de visão e não sabem, o que pode prejudicar sua situação, podendo levar até mesmo à cegueira. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. Mais de 75% poderiam ser evitados ou curados. Daí, a importância dos exames preventivos, já que muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais. A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual. Exemplos de doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas são o glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis, e o ceratocone, que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão.

Cuidar da visão deve ser um hábito observado desde muito cedo. Doenças como hipermetropia,miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento. A partir da adolescência e até os 40 anos, o cuidado deve ser intensificado. Além de algumas disfunções comuns, é importante destacar que cerca de sessenta milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador. Estima-se, ainda, que este número vem aumentando em um milhão a cada ano. Indicações médicas alertam que, para cada 40 minutos do uso do computador, deve-se dar um descanso de 10 minutos para os olhos. O monitor do computador deve permanecer a 50 ou 60 cm de distância e um pouco abaixo da linha dos olhos. Alguns sintomas da presença de problemas, decorrentes do uso incorreto do computador, são olhos secos, vermelhos e irritados, dores de cabeça, dores nas costas e no pescoço e dificuldade de focalização.

Vale lembrar que nossa visão pode sofrer alterações naturalmente com o passar dos anos. Pode-se desenvolver dificuldade para diferenciar tons de verde e azul, problemas para focalizar objetos próximos, ou mesmo a necessidade de maior luminosidade para ler. Por isso, a prevenção, através da realização de exames periódicos será fundamental para resolver eventuais problemas. Existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade ao longo da vida.







Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/428779/visualizar/