Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 09 de Maio de 2019 às 07:11
Por: Isabela Mercuri/Olhar Direto

    Imprimir


A mostra fotográfica ‘Modos de Ver’, que começa nesta quarta-feira (8), no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, traz uma série de fotografias tiradas pelos próprios indígenas Xavante.

A mostra acontece entre dia 8 e 17 de maio, e fica aberta ao público às terças, quintas e sextas-feiras, das 08h30 às 11h30, retornando à exibição das 13h às 17h. Excepcionalmente no dia 08 (quarta-feira), o museu abriu das 08h às 12h.

“Isso permite que o olhar deles sobre o mundo nos apresente como eles enxergam a realidade”, afirmou diretora do museu, Márcia Pascotto. Segundo ela, o MuHNA retrata a história e a cultura do Araguaia e, “nada mais justo do que trazer uma mostra sobre os primeiros habitantes da região”, completou.

A exposição faz parte da programação da pela I Semana de Ciência e Tecnologia do Araguaia, com o tema Ciência para redução das desigualdades. Para Marcia, a exposição tem como principal diferencial o fato das fotografias serem registradas pelos próprios índios, em seu espaço habitual e sem a intervenção de terceiros.

Além da exposição, a partir do dia 13 de maio, alunos de escolas de ensino fundamental e médio também poderão participar de rodas de debates com diversos convidados sobre o tema.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/431527/visualizar/