Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Maio de 2019 às 07:20
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já superou a marca de dois milhões de inscritos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número foi alcançado quase 36 horas após a abertura do prazo, na manhã da última segunda-feira (6). Em Mato Grosso, 35.292 pessoas já realizaram a sua inscrição, o que corresponde a 1,76% do total cadastrados.

Os maiores registros ocorrem nos estados de São Paulo (15,72%), Minas Gerais (9,72%), Bahia (8,55%), Rio de Janeiro (7,05%) e Ceará (6,67%), que somam 47,71% das inscrições. Os estados com menor número até o momento são Roraima (0,27%), Acre (0,75%), Amapá (0,84%) e Tocantins (0,84%). O Inep recebe inscrições até as 23h59 do dia 17 de maio, respeitando o horário oficial de Brasília, exclusivamente pela página do participante, na internet.

Este ano, conforme informações da assessoria de imprensa do Inep, o Enem tem um novo sistema de inscrição, mais interativo e personalizado. As informações são solicitadas por meio de um robô de internet em formato similar a um chat. “Os personagens da ‘Galera do Enemcomandam’ a inscrição e apresentam as perguntas de acordo com a resposta do participante. O sistema também tem uma interface mais amigável, além da possibilidade de inclusão de foto do participante, opcional”, frisou.

O Inep preparou ainda um passo a passo do processo de inscrição, com descrição de todas as etapas. Nos próximos dias, também será lançado um tutorial em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para orientar participantes surdos e com deficiência auditiva. Todos os interessados em fazer o Enem precisam se inscrever, mesmo quem solicitou a isenção da taxa de inscrição. No valor de R$ 85, a taxa deve ser paga até 23 de maio. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

O exame é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições. O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.

O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/431532/visualizar/