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Economia
Quinta - 28 de Maio de 2020 às 08:50
Por: Da Assessoria

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O Procon-MT registrou em abril deste ano 2.166 reclamações na plataforma de atendimento online www.consumidor.gov.br. A área 'Serviços Financeiros' lidera com 768 reclamações. Em segundo lugar está 'Telecomunicações', com 647 reclamações; e em terceiro 'Água, energia e gás', com 192 registros.

A categoria ‘Produtos de telefonia e informática’ ocupa o quarto lugar do ranking, com 139 registros. Em quinto lugar, está ‘Transportes’, com 101 reclamações, e em sexto lugar ‘Turismo e viagens’, com 87 registros.

Tendo em vista as medidas tomadas pelo Governo do Estado para conter a pandemia do coronavírus (Covid-19), com suspensão das atividades de atendimento ao público externo, no mês de abril não foram registradas reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O Sindec é a plataforma onde são compilados os atendimentos presenciais realizados no Procon-MT. Durante esse período, os consumidores receberam orientações pelo Whatsapp do órgão e as reclamações foram registradas apenas pela plataforma online.

Confira abaixo o ranking completo, com todas as áreas do www.consumidor.gov.br :

Consumidor.gov.br

O www.consumidor.gov.br é uma alternativa para os cidadãos para evitar a proliferação do coronavírus. O site permite que o consumidor faça seu registro de casa, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo nos finais de semana e feriados. A empresa acionada tem o prazo de dez dias para se manifestar. O Procon monitora a ferramenta, intervindo na tentativa de acordo entre fornecedor e consumidor caso necessário.

A plataforma reúne mais de 600 empresas, como concessionária de energia elétrica e de água e esgoto de Cuiabá; empresas de telefonia, internet e TV; planos de saúde; companhias aéreas; bancos e financeiras; seguradoras; grandes redes de varejo; entre outras.

Atendimento no Procon-MT

O atendimento presencial foi retomado no Procon-MT no dia 15/05, tanto para o registro de reclamações, como para os demais serviços prestados aos consumidores. Entretanto, para evitar aglomeração e a propagação do coronavírus, o atendimento está sendo realizado mediante agendamento prévio, pelo telefone 151 e (65) 3613-2100. Para efetuar o processo, o cidadão deve confirmar o seu nome completo e número de CPF.

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