Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 18 de Janeiro de 2021 às 16:52

    Imprimir


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, está buscando através da Secretaria de Estado de Saúde a melhor forma de atendimento aos municípios em relação ao plano de vacinação para combater a Covid-19.
Fraga ressalta que o objetivo é buscar apoio para que haja uma distribuição da vacina de forma igualitária, não priorizando os municípios maiores e a Capital, em detrimento dos menores. A preocupação é também com a logística da distribuição da vacina. Os municípios deverão se preparar com uma estrutura de recebimento dos lotes de vacinas. O armazenamento exige um espaço ideal e são necessárias geladeiras para a refrigeração e conservação do imunizante, além de uma equipe devidamente preparada para vacinar a população local.
“Com o número de casos de Covid em todas as regiões, e ainda com previsão de aumento de contaminação do vírus, que poderá estrangular o sistema público de saúde, os gestores têm pressa em receber os lotes de vacina e dar início à grande mobilização para vacinar a população em massa de cada município”, alertou o presidente da AMM.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, já está anunciando o plano de vacinação para o Estado, diante do atual cenário de grande complexidade sanitária. O que se espera é uma solução para o controle da pandemia, aliada à manutenção das medidas de prevenção já estabelecidas.
Conforme o secretário, o Governo do Estado já tem se preparado para seguir os protocolos de vacinação e que não devem faltar seringas e agulhas para a imunização da população. “O plano estabelecido pelo Ministério da Saúde, para que tão logo a vacina seja disponibilizada a gente consiga fazer uma operação rápida em de Mato Grosso. Para isso, estamos programando também reuniões com os secretários municipais para que estejam preparados para fazer a operacionalização da vacina”, adiantou.
Plano Nacional - Conforme o plano nacional, já foram elencadas como grupos prioritários para receber a vacinação os profissionais da área de saúde, idosos, indígenas, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, trabalhadores da educação, transporte coletivo, pessoas com diabetes, hipertensão arterial grave, doença pulmonar crônica, doença renal, cardiovasculares, transplantados, pessoas com câncer; obesos em grau elevado, pessoas com deficiência severa, membros das forças de segurança e salvamento.





Fonte: Agência de Notícias da AMM

Comentários

Deixe seu Comentário