Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Março de 2021 às 09:19
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) está apoiando o 1º Simpósio de Horticultura de Mato Grosso. O evento, que será realizado de 30 a 31 de março de forma online e gratuita, abordará assuntos de grandes relevâncias na área, como a importância das frutas e hortaliças na alimentação humana, desafios da produção de hortaliças em Mato Grosso: visão de pesquisa. Produção de frutas orgânicas em Mato Grosso: cadeia de potencial. Mesa redonda: desafios de produção de hortaliças em Mato Grosso, visão do produtor. Manejo de solução nutritiva em cultivos hidropônicos em condições tropicais, agregação de valor ao produtor: hortaliças baby leaf, mini e microverdes. Comercialização de frutas e hortaliças na Central de Abastecimento de Cuiabá. Bananicultura: grandes problemas a pequeno desafio, mesa redonda com relatos de experiências de produtores de frutíferas em Mato Grosso. Desafios da produção de maracujazeiro. Melhoramento genético do abacaxizeiro e as novas cultivares, bem como a produção de flores tropicais em Mato Grosso, além da importância da rastreabilidade de frutas e hortaliças.

Confira a programação do evento:

No primeiro dia Simpósio de Horticultura de Mato Grosso, terça-feira, 30 de março será debatido o Tema: Panorama da Produção de Frutíferas no Brasil, tendo como palestrante o Prof. Dr. Almy Junior Cordeiro de Carvalho.

Currículo profissional: Atualmente ele é professor titular na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(UENF), no Estado do Rio de Janeiro , onde está́ desde 1993.

Ganhou por três vezes seguidas o prêmio Cientista Jovem do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Cientista pela Fundação de Amparo à Pesquisa também do RJ. É membro da Câmara de Fruticultura do Ministério da Agricultura do Brasil (MAPA) e da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação Nacional de Agricultura (CNA). No ensino, na pesquisa e na extensão, tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, atuando principalmente com fruticultura tropical com foco em tecnologias para manejo das culturas na Agricultura Familiar.

Já no segundo dia também será abordado o Panorama da Produção de Frutíferas em Mato Grosso. O assunto será ministrado pelo Dr. Luciano Gomes Ferreira.

Currículo Profissional: Atualmente é servidor de carreira do Governo do Estado de Mato Grosso no cargo de Analista em Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) e professor de ensino do curso de Agronomia do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) lecionando a disciplina de Fruticultura. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura e Olericultura, atuando principalmente nos temas de manejo e cultivo de frutíferas de clima tropical e hortaliças, produção de mudas, fenologia de espécies nativas e exóticas do Cerrado e da Amazônia, mercado e comercialização de frutas e hortaliças.

Outros palestrantes que farão parte o Simpósio:

Prof. MSc. André Luís de Andrade (IFMT), Valentin Martinotto (Produtor rural), Lázaro Avelino dos Santos (Produtor rural), Prof. Dr. Marco Antônio da Silva Vasconcellos (UFRRJ), Prof. Dr. Willian Krause (UNEMAT), Profª Drª Celice Alexandre Silva (UNEMAT), Prof. Dr. Glaucio da Cruz Genuncio (UFMT) , Aline Ferreira Ramos, Profª Drª Maressa Caldeira Morzelle (UFMT), Prof. Dr. Santino Seabra Júnior (UNEMAT), Drª Elisamara Caldeira do Nascimento (UFMT), Eng. Agrônomo Leonardo da Silva Ribeiro (SEAF); Willian Gustavo dos Santos (Produtor rural), Egon Nord (Produtor rural), Dr. Pedro Roberto Furlani (Conplant), Profª Drª Simone da Costa Mello (ESALQ/USP), Eng. Agrônomo Wanderlei Aparecido dos Santos (SMATDE) e Prof. Dr. Rafael Campagnol (UFMT).

As inscrição estão sendo feitas pelo link na bio do instagram do evento onde os participantes receberão um link para assistirem as palestras. Durante o evento haverá emissão de certificado de participação. Ou pelo canal do YouTube. Outras informações entrar em contato pelo e-mail simposiohorticultura@gmail.com

O seminário é apoiado pelo @crea_mt e @hidrogood. Apoio da @campoenegocio e da Revista Hidroponia. Realização: @hortitrop, @mthorticultura e @ufmt.br.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441280/visualizar/