Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Setembro de 2021 às 19:18
Por: Khayo Ribeiro/Gazeta Digital

    Imprimir


O Distrito Industrial foi o local escolhido para construção do terminal da primeira ferrovia estadual em Cuiabá. A localização da região, que concentra parte significativa do setor produtivo da Capital, foi confirmada pelo secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, na quarta-feira (15).

Conforme o gestor, a localização exata do terminal só poderá ser confirmado pela empresa Rumo Logística - que foi a única que pleiteou o edital estadual para construção da ferrovia.

Ao Jornal da CBN Cuiabá, o secretário afirmou também que há uma previsão de criação de até 20 mil novos empregos com a chegada da ferrovia na Capital. Presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Vuolo afirmou ainda que a estimativa envolve tanto empregos diretamente ligados à ferrovia quanto outros postos de trabalho.

A estimativa é baseada no quantitativo esperado para o terminal de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). Naquele município, há uma previsão de 3,7 mil novos empregos. Contudo, pelo fato de o posto da Capital ser maior, espera-se que sejam gerados 5 mil empregos diretos.

"Aí tem a questão da construção do terminal, a construção da ferrovia, a aquisição de produtos que virão para cá para serem implementados. Então, o movimento geral que a ferrovia vai causar, em termos diretos e indiretos, com certeza atinge esse número", disse o secretário.

"Além disso, temos também as indústrias e empresas que passarão a investir mais, prevendo sua ampliação. Então, eu vejo que para Cuiabá diretamente nós teremos, no mínimo, cerca de 20 mil empregos diretos sendo trabalhados a partir do momento em que iniciar o projeto", além disso.

Ferrovia

Serão implantadas 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso e a homologação do resultado está publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado que circulou na sexta-feira (10).

O projeto da ferrovia prevê a implantação de trilhos e terminais que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

A proposta apresentada pela empresa prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual, com início de obras já em 2022.

Também está previsto o início da operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028. Estudos realizados pela empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/446584/visualizar/