Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Domingo - 23 de Outubro de 2022 às 09:27
Por: Ingrid Oliveira/Byte

    Imprimir


https://monicacabral.com.br/
Quando gastamos energia em atividades físicas, o glicogênio em nossos músculos é usado primeiro
Quando gastamos energia em atividades físicas, o glicogênio em nossos músculos é usado primeiro

Seja com a prática de atividades físicas ou com uma dieta rigorosa, a perda de peso ainda gera uma discussão sobre como nossos corpos armazenam e usam essa energia para funcionar. Mas, afinal, para onde vai a gordura que perdemos?

Em uma publicação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), pesquisadores descrevem como o nosso metabolismo funciona para distribuir essa “energia” e para onde ela vai quando a queimamos.


Nosso corpo tem um reservatório de energia em células de gordura que são distribuídas pelos órgãos, algumas no abdômen (gordura visceral) e outras sob a pele (gordura subcutânea). Outras quantidades menores de gordura também podem ser depositadas no tecido muscular.

Alguns órgãos como o fígado, músculos e o cérebro também podem armazenar gorduras como glicogênio — ou glicose, como a conhecemos.

O corpo usa a energia armazenada para todas as ações do dia a dia. Até a energia que gastamos em repouso (funções que independem das nossas ações, bombear sangue, respirar, pensar) faz parte do nosso metabolismo básico.

Dessa forma, se estamos carregando uma “gordura extra”, é porque estamos consumindo mais energia do que estamos usando. Quando gastamos energia durante exercícios intensos e outras atividades físicas, o glicogênio em nossos músculos é usado primeiro.

O fígado libera glicogênio para ajudar na atividade muscular e regular os níveis de glicose no sangue. Após cerca de 30 a 60 minutos de exercício aeróbico, o corpo começa a queimar gordura.

Mas para onde vai a gordura queimada?

Com base na chamada “lei da conservação das massas”, que diz que a massa total dos produtos é sempre igual à massa total dos reagentes (na química), dos pesquisadores, o professor Andrew J. Brown e o pesquisador Ruben Meerman, ambos da Universidade de South Wales, na Austrália, lançaram a pergunta: para onde vai a gordura que é transformada em energia quando perdemos peso?

À medida que seu corpo metaboliza a gordura, as moléculas de ácidos graxos (formados a partir de óleos e gordura) são liberadas na corrente sanguínea e viajam para o coração, pulmões e músculos, que os separam e usam a energia armazenada em suas ligações químicas.

Os cientistas explicaram que o peso que perdemos emagrecendo vai, principalmente, para os pulmões. Segundo um artigo de Brown e Meerman, a gordura eliminada se transforma, principalmente, em dióxido (CO2) de carbono e em água. O CO2 é exalado pelas vias aéreas e a água passa pelo sistema circulatório até ser eliminada na forma de urina e suor.

Isso não quer dizer que respirar mais faz com que percamos peso com mais facilidade. A forma mais segura de emagrecer é reduzir a quantidade de calorias que ingerimos e a prática de atividades físicas, sempre sob orientação de profissionais de saúde e de educação física.

Fonte: Redação Byte





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/454971/visualizar/