Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Janeiro de 2023 às 10:05

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que pretende retomar as relações de “amizade e cooperação” em temas como “desenvolvimento sustentável, investimentos e geração de empregos” com a Alemanha durante a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, a Brasília, nesta segunda-feira (30/1).



O mandatário brasileiro recebe o chefe de governo da Alemanha no Palácio do Planalto, esta tarde, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.



A programação com o chanceler alemão ocorre ao longo da tarde desta segunda-feira (30/1). Às 15h30, Olaf Scholz chegará ao Palácio do Planalto, onde terá uma reunião bilateral com Lula. Em seguida, os dois líderes vão conversar com delegações empresariais dos dois países. Às 19h30, o mandatário brasileiro receberá o alemão para um jantar, no Palácio do Itamaraty.



Desenvolvimento sustentável



Na pauta da reunião, além das relações econômicas entre as duas nações – a Alemanha é o quarto país que mais exporta para o Brasil –, devem figurar temas ligados ao meio ambiente e à defesa da democracia. No encontro, Scholz irá formalizar a retomada dos investimentos alemães no Fundo Amazônia.



Mais de três anos após bloquear suas contribuições, a Alemanha retomará os investimentos no mecanismo de financiamento a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento da chamada Amazônia Legal. O montante previsto para liberação é de 31 milhões de euros, o que equivale a aproximadamente R$ 170 milhões.



De acordo com o MRE, esses recursos serão divididos da seguinte maneira: até 10 milhões de euros para um projeto de Conservação Florestal na Região Amazônica do Brasil – Bioeconomia e até 21 milhões de euros para o projeto Conservação Florestal na Região Amazônica do Brasil – Controle de Desmatamento.



Livre comércio



O acordo de livre comércio Mercosul-UE também será ponto central nos debates. No último sábado (28/1), o chefe de governo alemão defendeu uma rápida conclusão das negociações, durante visita a Buenos Aires, o primeiro destino no tour alemão pela região sul-americana.



“As reuniões buscam aprofundar a retomada das relações entre Brasil-Alemanha, com aumento do diálogo diplomático e da cooperação política, econômica e ambiental. O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia também deverá ser discutido no encontro das maiores economias nacionais de cada bloco”, comunicou o Itamaraty.



Expansão dos investimentos



A Alemanha também deve doar mais de R$ 1 bilhão ao Brasil ainda nos 100 primeiros dias do governo Lula. A intenção foi apresentada por Svenja Schulze, ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento.



A pasta comandada por Svenja é responsável pelas doações ao Fundo Amazônia. Os repasses, porém, podem ir além do mecanismo de proteção à floresta e contemplar outras áreas, como desigualdade social.





Fonte: Metrópoles

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/457160/visualizar/