Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Quinta - 23 de Fevereiro de 2023 às 13:13
Por: Khayo Ribeiro/Gazeta Digital

    Imprimir


Magistrada do Juizado Especial Cível e Criminal de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), Hanae Yamamura, determinou a suspensão do seletivo de vagas remanescentes para o curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (22) e foi dada uma semana após denúncia de plágio no seletivo.

Conforme noticiado pela reportagem, candidato que realizou o teste verificou questões não inéditas na prova, uma vez que teste realizado em uma instituição privada de ensino do município contou com perguntas semelhantes.

Na decisão, a juíza apontou que as provas apontam que não houve coincidência e sinalizam que os indícios apontam ilegalidade no certame.

"Diante do exposto, DEFIRO O PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA para o fim de determinar a suspensão do processo seletivo para vagas remanescentes do curso de medicina, sob edital de abertura de n. 010/2022, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, até o julgamento da lide", narra trecho da decisão.

Relembre o caso

Após participar do seletivo da Unemat no último dia 5, candidato verificou que parte das questões utilizadas nas provas já tinham sido aplicadas em um dos testes do curso de Medicina da unidade de ensino privada.

Para o candidato, o uso de questões não inéditas prejudicou parte dos estudantes, uma vez que aqueles que já tivessem tido contato com as perguntas, supostamente repetidas, poderiam sair na frente dos demais concorrentes.

"Para mim, não é coincidência. Não tem como ser coincidência. Professor não deve ter elaborado uma questão para prova da Unemat, pegou justamente alguma que já tivesse aplicado", disse. "Foram 20 questões, então se você já sai na vantagem de 3 questões...", disse à época.

Outro lado

Reportagem entrou em contato com a assessoria da Unemat, que até a publicação da matéria não apresentou resposta. Espaço segue aberto para manifestação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/457888/visualizar/