Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 09 de Março de 2023 às 12:23
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


A vacinação será das 8h da manhã às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal
A vacinação será das 8h da manhã às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal

Há uma semana, a vacina bivalente contra a Covid-19 foi liberada contemplando o público acima de 70 anos e demais grupos considerados prioritários, em Cuiabá.

Na Capital, o público total previsto para receber o imunizante compreende 42.929 pessoas. Contudo, 1.695 ou apenas 3,94% receberam as doses até o momento.

A bivalente fornece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron.


Além de indivíduos a partir de 70 anos, o imunizante já estava sendo disponibilizada para pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores das instituições, imunocomprometidos a partir de 12 anos, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas, também de 12 anos acima que tenham recebido menos duas doses da vacina monovalente contra a doença.

Desde quarta-feira (8), a dose bivalente passou a ser liberada para quem tem acima de 60 na capital.

Mas, apenas quem já tiver recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente num intervalo de quatro meses da última aplicação poderá tomar a bivalente.

Lembrando que ela fornece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron.

Segundo a Responsável Técnica da Imunização, Nágila Rocha, é importante que a população mantenha o calendário de vacinação em dia, inclusive as que garantem proteção contra a covid-19, pois só com a ampliação da cobertura vacinal haverá o controle das doenças.

No município, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, com exceção da UBS Grande Terceiro, UBS Ana Poupina, UBS Planalto, UBS Jardim Independência, UBS Alvorada, UBS Novo Paraíso, Dr. Fábio I e II e Jardim Leblon.

Nas unidades de hora estendida, a vacinação será realizada das 7h30 às 20h, sem interrupção no horário de almoço, sendo elas: UBS Tijucal, UBS Parque Ohara, UBS Cidade Verde, Clínica da Família e Ilza Picolli.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da ômicron.

Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o coronavírus, que causa a covid-19.

Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade.

Por isso, no fim de fevereiro passado, o órgão federal de saúde lançou o "Movimento Nacional pela Vacinação".

Inicialmente, as doses bivalentes serão aplicadas nos grupos prioritários que já receberam pelo menos duas doses monovalentes prévias.

Em seguida, conforme o avanço da campanha e o cronograma de entrega de doses, outros grupos serão vacinados, como as pessoas com deficiência permanente, os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e a população privada de liberdade.

Esses grupos precisam ficar atentos às informações de seus municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.

É importante reforçar que, para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal com os imunizantes monovalentes para, então, receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/458291/visualizar/