Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 29 de Março de 2023 às 18:04
Por: Dayanne Santana | Secel-MT

    Imprimir


A exposição contará parte da história do clube por meio de troféus, camisas, revistas e fotos

A | A

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça abre nesta quinta-feira (30), às 8h30, a exposição Mixto Esporte Clube. A mostra é realizada em comemoração aos 304 anos de Cuiabá, e segue aberta para visitação até o dia 14 de abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A exposição contará parte da história do clube por meio de troféus, camisas, revistas e fotos.

O Mixto Esporte Clube, fundado em 20 de maio de 1934, em Cuiabá, é considerado um dos clubes mais populares de Mato Grosso. O clube alvinegro é o maior vencedor do Campeonato Mato-Grossense, com 24 conquistas. Participou dos Campeonatos Brasileiros de 1976 a 1986. Tem como maior rival o Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense, com quem faz o "Clássico dos Milhões".

Sua criação ocorreu num casarão colonial situado à Rua Sete de Setembro, no Centro de Cuiabá, onde funcionava a "Livraria Pepe", e contou com a participação de Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho), e Zulmira Canavarros. Decidiram então, fundar um clube que integrasse homens e mulheres para o entretenimento eclético, cultural e esportivo, algo considerado incomum para aquela época, uma vez que a maioria dos clubes esportivos eram compostos apenas por homens.

O nome “Mixto” foi escolhido em função da ideologia do clube, de agregar homens e mulheres, além do ecletismo no lazer e no esporte. Para suas cores foram escolhidos o branco e o preto, considerados pelos fundadores como opostas e essenciais.

Serviço | Exposição Mixto Esporte Clube

Data: De 30 de março a 14 de abril, segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/458851/visualizar/