Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sábado - 15 de Abril de 2023 às 07:19
Por: Por Bruno Bortolozo, TV Centro América

    Imprimir


O campo experimental de Acorizal, a 59 km de Cuiabá, atualmente conta com 100 materiais de mandioca, sendo de mesa e de indústria.
O campo experimental de Acorizal, a 59 km de Cuiabá, atualmente conta com 100 materiais de mandioca, sendo de mesa e de indústria.

Pesquisas estão sendo desenvolvidas para melhorar a produção de mandioca após diminuição da área de cultivo em Mato Grosso. De acordo com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), nos últimos dez anos, a área de cultivo diminuiu de 38 mil hectares para 18 mil hectares.

A Empaer disse que a queda da área aconteceu devido à falta de materiais de propagação produtivos e uma pesquisa desenvolvida pela empresa pretende realizar recomendações técnicas, para que os produtores que apostarem na cultura tenham mais garantias de ter bons resultados.

Um campo experimental de Acorizal, a 59 km de Cuiabá, atualmente conta com 100 materiais de mandioca, sendo de mesa e de indústria, segundo a pesquisadora da Empaer, Dolorice Moreti.

“Nós já avaliamos diversos deles e, nos últimos anos, nós estamos com a avaliação em campo de 24 materiais de mandioca de mesa e 16 materiais de indústria”, disse.

De acordo com a pesquisadora, a média geral de produção de mandioca está em torno de 15 toneladas por hectare.

“Os materiais que menos produziram, até o momento, foram cerca de 15 a 20 toneladas, mas temos materiais aqui que variam de 40 a 60 toneladas”, contou.

Segundo a Empaer, para comprovar que as raízes estão em época favorável a colheita, é necessário que dois processos sejam realizados, o de cozimento e pesagem.

Para comprovar a qualidade e época de colheita da mandioca, elas são cozidas e pesadas. — Foto: TVCA

Para comprovar a qualidade e época de colheita da mandioca, elas são cozidas e pesadas. — Foto: TVCA

Na primeira etapa, as mandiocas de mesa cozinham na água durante 30 minutos e caso elas fiquem macias, é porque estão prontas para serem colhidas. Já na pesagem, as mandiocas de indústria são colocadas em uma estrutura de campo, composta por uma balança e um balde com água embaixo, para que a quantidade de amido, que tem na raiz, seja medida.

“O teor de amido é correspondente a quantidade de rendimento que uma mandioca dá em relação a produção de farinha”, concluiu Dolorice.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459257/visualizar/