Repórter News - reporternews.com.br
Turismo
Segunda - 08 de Maio de 2023 às 17:52
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Após cinco anos sem ser realizada, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) chegou à sua 30ª edição como uma vitrine consolidada para a exposição e divulgação dos produtos e potenciais turísticos de Mato Grosso para o mundo, além de ser palco para integração dos municípios mato-grossenses e do estado com países da América do Sul.

A FIT Pantanal 2023, realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT e governo do estado, entre os dias 4 e 7 de maio, reuniu, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, 211 expositores, entre eles Bolívia, Paraguai e Peru, e uma extensa programação com quase 70 atividades, como palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis, mesas redondas e 20 apresentações culturais que valorizaram os costumes regionais.

No encerramento do evento, na noite de ontem (7), o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a parceria na realização da feira. “Promover um evento gratuito desse porte não foi uma tarefa fácil, mas com a união de todos foi possível realizar este grande projeto. Agradeço ao governo do estado e todos os parceiros e apoiadores, como a Prefeitura de Cuiabá, a Assembleia Legislativa e o Sebrae-MT, que foram fundamentais para o sucesso da retomada da divulgação dos potenciais turísticos de Mato Grosso para o mundo”, celebrou Wenceslau Júnior.

Representantes do turismo, hospitalidade e lazer destacaram a visibilidade conferida pela FIT Pantanal 2023 aos seus produtos turísticos e calendário de eventos. Para a secretária municipal de Turismo de Barra do Garças, Jessika Hirata, a ‘FIT Pantanal 2023’ superou as expectativas. “Muitas pessoas que não conheciam Barra do Garças passaram a ter vontade de ir ao município a partir do que mostramos e trouxemos de material do ecoturismo, parque de águas termais, temporada de praia, Parque Estadual da Serra Azul e atrações urbanas. Fizemos degustação de cachaças artesanais, mel da serra do Roncador e nossos ETs, em formato de bonecos, que atraíram o público infantil. Foi excelente!”, comemorou a secretária.

O evento proporcionou a aproximação entre os municípios mato-grossenses, conforme o secretário municipal de Esportes e Turismo de Comodoro, Silvio Benites. “Recebemos visitas de várias pessoas e trocamos muitas ideias com as cidades da nossa região, principalmente do Vale do Guaporé, médio-norte e sul do estado que engrandecem os nossos conhecimentos. Comodoro trouxe o artesanato e os costumes dos povos indígenas, turismo de aventura, belezas naturais, como cachoeiras e o rio Guaporé, um dos mais importantes de Mato Grosso, que faz divisa com o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, o estado de Rondônia e com a Bolívia”, comentou o chefe da pasta.

A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Juscimeira, Bruna Martinez, descreveu a presença na ‘FIT Pantanal 2023’ como uma experiência única. “Juscimeira está muito feliz por estar aqui. Já recebemos muita gente no nosso estande que não conhecia a cidade e agora sabe dos produtos, cachoeiras e atrações da capital mato-grossense das águas quentes. A feira possibilitou a troca de contatos para levar turistas e investimentos para o nosso município”, elencou Martinez.

Para Wenderson Magalhães, turismólogo da secretária municipal de Turismo e Cultura de Nobres, a participação na FIT foi muito positiva. “Exibimos Nobres não só para o mercado interno, como para o mercado externo também. Tivemos uma participação relevante de público nacional e internacional. Foi sensacional ter a oportunidade de apresentar Nobres e abordar mais detalhes para que os visitantes da feira possam ir nos conhecer. A organização está de parabéns”, enfatizou o profissional.

A FIT Pantanal 2023 contou com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura de Cuiabá; parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf-MT) e outras 14 instituições apoiadoras.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459744/visualizar/