Repórter News - reporternews.com.br
Turismo
Quarta - 10 de Maio de 2023 às 16:46
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O desenvolvimento social e econômico de comunidades mato-grossenses, por meio do turismo social, foi apresentado pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal durante os quatro dias (4 a 7 de maio) da 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT Pantanal 2023, realizada em Cuiabá. Por meio da doação de mudas nativas, degustação de quitutes pantaneiros, palestras e atrações culturais de Poconé e Barão de Melgaço, os visitantes puderam conhecer os benefícios diretos do turismo para toda a cadeia produtiva.

A palestra “Turismo Social”, ministrada pela Roberta Barreto, da gerência de Turismo do Sesc Brasil, reforçou a importância do estabelecimento de viagens e passeios a serviço da experiência com excelência, preços acessíveis, ampliando as possibilidades de lazer do público e estimulando o desenvolvimento social e econômico dos territórios.

O turismo social, explica a gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, é uma abordagem que fomenta o território e desenvolve as comunidades. “Ele é feito junto com as comunidades, em benefício delas e, consequentemente, da natureza".

Ela explicou que o Sesc sempre traz essa reflexão de que todo o turismo deveria ser social, deveria ser um turismo comprometido com esse valor tão importante do desenvolvimento local, comunitário, respeitando a cultura local, com fomento ao desenvolvimento da infraestrutura, do qual o turismo depende também para ser viabilizado. "Essa troca entre o trade em geral é muito importante para a inovação, sustentabilidade e a governança socioambiental”, declarou.

Cuiabália lembrou ainda que, ao viajar pelo Brasil, cada turista contribui para mover essa importante cadeia produtiva. “Há 26 anos, o Sesc Pantanal trabalha com o turismo e a contribuição principal do Sistema CNC-Sesc-Senac dentro do contexto do turismo está relacionado com toda a cadeia que envolve os serviços ligados ao turismo e, principalmente, à formação de mão de obra. Enquanto o Sesc estabelece políticas institucionais e ações modelares e de referência na hotelaria, hospitalidade e gestão na economia do Turismo inspirando boas práticas e inovação, o Senac traz um leque muito amplo de formação, de capacitação na área do turismo e do comércio no geral, para fortalecer o segmento no Estado e no Brasil”, concluiu a gerente-geral.

Entre as atrações musicais que passaram pelo estande do Sistema CNC-Sesc-Senac, estão a Orquestra Jovem Sesc Pantanal, o mestre e artesão de viola de cocho, Alcides Ribeiro e Seo Dito Verde, pantaneiro genuíno e único morador da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal), tocando músicas autorais. Com 18 integrantes, o Grupo de Siriri Raízes do Pantanal, formado por alunos egressos da Escola Sesc Pantanal, trouxe a dança típica do Centro-Oeste para a feira.

O grupo de ceramistas Flores de Angico, da comunidade pantaneira Capão do Angico, demonstrou os processos para a criação de peças únicas, feitas com argila, que são comercializadas para turistas e contribuem para o sustento de famílias que vivem na área rural de Poconé. As viveiristas do projeto socioambiental Aquarela Pantanal também participaram do evento e fizeram a entrega de quase 1.000 mudas nativas do bioma aos visitantes da feira. A editora Senac esteve presente com diversos livros, entre eles “O que tem na geladeira” e “Cozinha Prática”, da chefe Rita Lobo e uma diversidade de outras temáticas que envolvem o segmento do Turismo a preços promocionais para o público do evento, tais como: lazer, hotelaria, gestão e planejamento, alimentos e bebidas, roteiros, viagens, dentre muitos outros.

FIT Pantanal

Com o tema “Tudo isso é seu”, a FIT Pantanal, dimensionada para receber um público de 100.000 pessoas, reuniu expositores de 38 municípios de Mato Grosso e outros três países – Bolívia, Paraguai e Peru, além de operadores de turismo, entidades e artesãos, totalizando 90 estandes no evento. Durante a feira, municípios mato-grossenses apresentaram destinos, produtos e oportunidades aos visitantes. Ao todo, foram 55 opções de capacitações, oficinas, e palestras com especialistas em turismo, gastronomia, tecnologia e marketing.

O evento é uma realização do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), do qual o Polo Socioambiental Sesc Pantanal é membro, e do Governo do Estado de Mato Grosso, com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, parceria do Sebrae e participação de 14 entidades ligadas ao setor de turismo em Mato Grosso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459785/visualizar/