Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 16 de Maio de 2023 às 18:35
Por: Vanessa Araujo - Especial para o GD

    Imprimir


Estudo publicado pela World University Rankings (CWUR) elenca as melhoras universidades do mundo. Pesquisa divulgada essa semana mostrou que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a 1748ª colocada na lista, ficando fora do ranking das mil melhores do mundo. Na classificação nacional, a instituição é a 46ª.

A pesquisa considera 4 áreas para classificação: desempenho acadêmico dos ex-alunos, empregabilidade, excelência da equipe e pesquisas realizadas. As primeiras colocadas são instituições estadunidenses, como a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford.

Atualmente o Brasil não tem nenhuma universidade federal ou estadual entre as 100 melhores do mundo, a Universidade de São Paulo (USP) é a 109ª. Em 2022 a instituição era a 105ª do mundo.

Em 2021/ 2022 a UFMT ocupava a 1742ª, ou seja, a instituição tem oscilado entre posições parecidas.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) não aparece no ranking.

Em entrevista a Agência Brasil, o pesquisador Fabrício Garcia, sócio-fundador da plataforma Qstione, falou sobre o assunto e que as avaliações são um importante meio para saber a real situação das universidades.

“A avaliação é muito importante para que a gente tenha indicadores mais claros sobre o que tá acontecendo no ensino superior”, disse.

Estudantes universitários fazem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no entanto, segundo Fabrício, falta incentivo para os alunos se saírem bem nas provas.

“A responsabilidade, muitas vezes, fica apenas nas costas da instituição de ensino. Isso dificulta conhecer o que está bom e o que precisa melhorar”, finalizou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459869/visualizar/