Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 18 de Agosto de 2023 às 13:30
Por: Renata Prata | Sema/MT

    Imprimir


A Gerência de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) acompanha o tratamento de uma onça-parda que foi atropelada por um veículo na MT-358, próximo à Cachoeira Salto das Nuvens, em Tangará da Serra, no domingo (13.08).

O motorista do veículo que causou o acidente resgatou o animal e o levou até o Corpo de Bombeiros no município de Tangará da Serra. Os bombeiros acionaram a Gerência de Fauna Silvestre da Sema, que encaminhou o felino para tratamento em uma clínica conveniada, em Cuiabá, onde passa por exames.

Apesar do socorro imediato, nesse caso, ter ajudado o animal, o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy, orienta que, quem se deparar com animais silvestres em área urbana ou rural, deve acionar a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 para o resgate. "O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto a saúde tanto do animal como do cidadão", destacou.

A orientação também é que os motoristas fiquem atentos sobre a possibilidade de animais na pista para evitar acidentes.



Já o tamanduá-mirim foi resgatado na Escola Municipal Tenente Abílio da Silva Moraes, no Bairro 15 de Maio, em Várzea Grande, foi resgatada pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental nesta quarta-feira (16.08).

O animal, uma fêmea adulta, foi entregue à Gerência de Fauna Silvestre da Sema, que realizou a soltura em Chapada dos Guimarães após avaliação médica, a qual constatou que o animal estava bem e apto a voltar ao habitat natural.

Em 2023, já foram realizadas 64 solturas, sendo 29 répteis, nove mamíferos e 26 aves. Os animais com maior número de soltura foram 12 jabutis, sete periquitos-de-encontros-amarelos, seis tracajás, quatro gambás, quatro jiboias e quatro corujas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461151/visualizar/