Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 23 de Agosto de 2023 às 06:50
Por: Redação Primeira Página

    Imprimir


A PF iniciou, nesta terça-feira (22), uma operação de repatriação de 29 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) e sete micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia). Os animais foram apreendidas no Suriname, no mês de julho, e serão trazidos para o Brasil, de onde são nativos.ebcebc

Animais apreendidas no Suriname serão trazidos ao Brasil. (Foto: Reprodução)Animais apreendidas no Suriname serão trazidos ao Brasil. (Foto: Reprodução)

A operação conta com apoio do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Uma aeronave da PF fará o transporte dos animais, abrigados em nichos individuais, sob a supervisão de veterinários e especialistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Eles devem chegar em território brasileiro somente na quarta-feira (23), quando passarão por escala em Belém (PA) e desembarcarão em Guarulhos (SP).

  • Os micos-leões-dourados serão encaminhados para o Zoológico Municipal de Guarulhos, onde cumprirão o período de quarentena. Eles passarão por avaliação de comportamento e saúde, antes de serem integrados ao Programa de Manejo da espécie, que os integrará às instituições, fora do ambiente natural, que mantém a população de segurança da espécie.
  • As araras-azuis-de-lear também cumprirão quarentena e passarão por exames na Estação Quarentenária de Cananéia (EQC), no litoral sul de São Paulo. A destinação seguinte será o Programa de Manejo que busca a reintrodução da espécie na natureza.

As duas espécies, com população reduzida na natureza, têm a maioria dos indivíduos presentes nas Unidades de Conservação e são classificados como “Em perigo (EN) de extinção”, na “Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas”, criada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461195/visualizar/