Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Domingo - 27 de Agosto de 2023 às 07:25
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ) realiza, nos meses de agosto, setembro e outubro, o “Mutirão DPVAT" nas comarcas do interior do Estado. A ação tem como objetivo agilizar o julgamento de processos que envolvem pedidos de indenização pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), e assim reduzir o estoque das ações em trâmite no primeiro grau, diminuir a taxa de congestionamento e melhorar o índice de atendimento da demanda, indicadores de performance da justiça brasileira.

Na Capital, o Mutirão foi realizado neste mês de agosto, no Fórum de Cuiabá, onde cerca de 300 processos foram examinados. Nas comarcas do interior a previsão é agilizar o andamento de 269 processos. Além disso, também serão atendidas partes que comparecerem nas comarcas de forma espontânea.

“A ideia é darmos celeridade no andamento daqueles processos que estão agendados, no entanto, todos que procurarem o atendimento e que estão com processos aptos para a realização de perícias serão atendidos”, explicou o juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango. Ele destaca ainda que a ação vai ocorrer em diversos polos, chegando até as comarcas mais longínquas. “Queremos zerar essa pauta nos quatro cantos do estado, atendendo de forma célere todos os mato-grossenses, ao mesmo tempo em que melhoramos nossos índices”, disse.

O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, lembra que o Mutirão DPVAT assegura o compromisso do Poder Judiciário em dar respostas mais rápidas às vítimas e seus familiares que buscam a reparação pelos danos sofridos em acidentes de trânsito. “Por isso é tão importante esse trabalho em conjunto, o Poder Judiciário e parceiros. Tenho certeza que assim como foi na capital, os esforços em conjunto trarão grandes resultados e os jurisdicionados sairão satisfeitos”, disse.

O Mutirão DPVAT é uma realização do Poder Judiciário, por meio da Corregedoria e Núcleo de Cooperação do Tribunal, em parceria com a Seguradora Líder e unidades judiciárias, com objetivo de tonar mais ágil a solução de conflitos. Para colocar em prática a ação, o Poder Judiciário assinou o Termo de Cooperação Técnica n.º 06/2023 com a Seguradora Líder do Consórcio do Seguro DPVAT S/A no dia 20 de junho deste ano. O acordo firmado entre as partes prevê que as perícias médicas sejam pagas pela Seguradora, retirando esse ônus dos requerentes dos processos habilitados para o Mutirão.

As partes podem conferir se os seus casos se encontram na lista de processos alcançados pelo “Mutirão DPVAT” pelos canais da Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Basta formular “pedido de informação”.

DPVAT - É um seguro obrigatório que garante indenização por danos pessoais a todas as vítimas de acidentes causados por veículos automotores. Não é necessário acionar a Justiça para requerer seu pagamento, mas, se as partes não chegarem a um consenso sobre o valor a ser pago, a vítima pode ingressar com ação judicial e questionar o valor oferecido.

Confira abaixo o cronograma das agendas dos Mutirões DPVAT nas Comarcas:

Dia 29 de agosto (terça-feira): Rondonópolis (atenderá também as comarcas de Jaciara, Itiquira e Pedra Preta);

Dia 30 de agosto (quarta-feira): Campo Verde (atenderá também comarca de Poxoréu);

Dia 12 de setembro (terça-feira): Tangará da Serra (atenderá também Campo Novo e Barra do Bugres);

Dia 13 de setembro (quarta-feira): Diamantino (atenderá também Nobres e Rosário Oeste);

Dia 14 de setembro (quinta-feira): Lucas do Rio Verde (atenderá também Nova Mutum);

Dia 19 de setembro (terça-feira): Alta Floresta;

Dia 21 de setembro (quinta-feira): Araputanga (atenderá também M…





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461256/visualizar/