Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Domingo - 17 de Setembro de 2023 às 07:40
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Luciene Carvalho assumirá a presidência da Academia Mato-Grossense de Letras — Foto: Cedida
Luciene Carvalho assumirá a presidência da Academia Mato-Grossense de Letras — Foto: Cedida

A escritora Luciene Carvalho é a primeira mulher negra a assumir a presidência de uma academia de letras no Brasil. A eleição ocorreu neste sábado (16), na Academia Mato-Grossense de Letras (AML-MT), em Cuiabá. A transferência de título será feita entre mulheres, e a posse será no dia 30 de setembro.

“Ter sido eleita presidente é uma das maiores honrarias que eu vivi na minha vida. Honraria feita de compromisso, de trabalho, de encantamento por esta instituição nobre, centenária, que guarda o conhecimento e, também, significa fomento a escrita, a literatura, a memória, ao saber”, disse.

Luciene contou que, quando convidada a assumir o desafio, foi resistente, mas logo viu uma grande possibilidade, pois não se tratava de uma escolha individual, mas sim de uma posição que representava a coletividade.

A poeta, que ocupa a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras, é escritora de obras premiadas, como Conta-gotas, Sumo da lascívia, Aquelarre ou o livro de Madalena, Porto, Cururu e Siriri do Rio Abaixo.

Luciene também é formada em direção de teatro pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT) e recebeu estatura de mestra da cultura pela Secretaria Estadual de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461538/visualizar/