Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 15 de Novembro de 2023 às 11:04
Por: Juliana Alves/Gazeta Digital

    Imprimir


Mayke Toscano Secom-MT

Mato Grosso possui 134 mil habitantes, com 15 anos ou mais, analfabetos. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua mostram que a taxa de analfabetismo, a partir desta faixa etária, diminuiu no Estado, de 5,6% para 4,9%. Apesar da queda, os números indicam que Mato Grosso caminha a passos lentos para solucionar o problema, pois a meta do Plano Nacional de Ensino (PNE) é zerar essa taxa até o ano que vem.


Filha de pais analfabetos, Kelly Ribeiro da Silva tem 32 anos e abandonou os estudos no 2º ano do ensino fundamental, aos 15 anos de idade.


Ela morava com o pai, um alcoólatra que não se importava com os estudos da filha. Conta que sofria muita violência dentro de casa e não importava a hora, tinha que fazer serviços domésticos ou sair para comprar bebida. Dessa forma, não sobrava tempo para ir à escola ou para fazer as tarefas escolares. “Eu não tinha o sossego de pegar o caderno e tentar, ao menos, soletrar o que a professora mandava, eu não tinha isso”, desabafa. Aos 15 anos, Kelly fugiu da casa do pai e foi morar com a

mãe, mas também não voltou para a escola.

Caso quisesse frequentar uma unidade escolar, precisava acordar às 4h e atravessar uma região de mata para pegar o ônibus. Pouco tempo depois, ela se envolveu com um rapaz e engravidou. Ao mudar para Cuiabá, não tinha com quem deixar a filha
e, por isso, decidiu abandonar de vez os estudos.


Diariamente ela passa por dificuldades, como para pegar o ônibus, acessar o sistema do banco e até para matricular a filha no colégio, pois o sistema de matrículas é totalmente digital e isso dificultou o acesso da família.


Kelly conhece pessoas que sempre questionam quando, e se, ela voltará a estudar. Retornar aos estudos e aprender
a ler e a escrever é um sonho, mas para outro momento. Mãe de cinco filhos, sendo que a mais velha tem 15 anos e o mais
novo dois, ela não pode estudar até que eles cresçam.

“É muito sofrido. A partir do momento em que a pessoa não sabe ler, a pessoa não é ninguém. Se eu voltar a estudar e aprender a ler e escrever já é alguma coisa, mas o único curso que quero fazer depois é de cozinhar, que eu gosto de cozinhar”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462216/visualizar/