Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Segunda - 20 de Novembro de 2023 às 07:32
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso foi o primeiro Órgão fora do Poder Executivo a fazer adesão ao Governo Digital de Mato Grosso. O documento que oficializou a parceria foi assinado na quinta-feira (16) pela presidente do TRE, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta.

“A adesão do TRE-MT ao Governo Digital vai possibilitar que tenhamos nossos serviços no app MT Cidadão, um aplicativo de sucesso e muito utilizado pela população. Ninguém precisa sair de casa para obter os serviços da Justiça Eleitoral, basta digitar no seu celular as informações pessoais básicas para receber o atendimento. Nós temos observado que a modernização do Poder Judiciário tem facilitado muito o cidadão ter acesso aos serviços, mas, além disso, tem mudado a percepção da sociedade perante o Judiciário. As pessoas estão mais próximas dos magistrados, entendendo que o serviço realizado é transparente e objetivo”, destacou a desembargadora presidente do TRE-MT.

Na prática, todos os serviços da Justiça Eleitoral já estão disponíveis pela internet, e nos próximos 15 dias devem fazer parte do app MT Cidadão. A exceção é para o eleitor que ainda não efetuou o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral, para estes, existem situações que ainda é necessário comparecer ao cartório ou posto eleitoral.

Em sua fala, o governador em exercício, Otaviano Pivetta, reforçou que o TRE é um órgão pioneiro ao ser a primeira fora do Poder Executivo a fazer adesão ao Governo Digital de Mato Grosso. “Essa é uma demonstração do que o Estado pode fazer pela nossa sociedade, uma plataforma com grande alcance na prestação dos serviços. Estamos no rumo da comunicação digital, esse caminho não tem volta. As novas tecnologias são facilitadores para que o Poder Público trabalhe em harmonia, seja o Poder Executivo, Judiciário ou Legislativo. Essa é uma oportunidade de servir sociedade com menos recursos e mais eficiência, a grande razão de estarmos aqui hoje”.

Outras ações realizadas pelo TRE-MT no campo do acesso à tecnologia foram destacadas pelo juiz Auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Batista Dias Vilella. “O Poder público tem que facilitar a vida do cidadão. Recentemente criamos os pontos de inclusão digital, onde o eleitor pode buscar as comarcas do Poder Judiciário e as sedes da OAB para utilizar computadores e ter acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Agora essa parceria com o Governo do Estado utiliza essa enorme plataforma que o MT Cidadão para atingir a toda sociedade do Estado. Estamos trabalhando soluções de impacto”.

O secretário de Planejamento e Gestão do Governo de Mato Grosso, Basílio Bezerra Guimarães, também falou durante a cerimônia. “Essa integração gera economia para sociedade, deixa os processos mais baratos. É isso que poder público tem que oferecer, rapidez, eficiência, qualidade na prestação de serviço. Nosso Governo é pautado justamente em diminuir o tamanho da máquina pública garantindo um bom atendimento, e isso é justamente possível por meio do uso do aplicativo MT Cidadão. O Tribunal Eleitoral é um parceiro muito importante que está vindo para nosso app”.

Ainda estiveram presentes na solenidade o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo, o secretário Adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, o presidente da MTI, Cleberson Gomes, e a coordenadora de Gestão da Transformação Digital, Carol Tonucci.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462262/visualizar/