Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 03 de Dezembro de 2023 às 08:41
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Emergência por queimadas ambientais — Foto: Secom MT

Emergência por queimadas ambientais — Foto: Secom MT

O Governo de Mato Grosso prorrogou o período proibitivo de queimadas para a limpeza e manejo de áreas no bioma Pantanal até 31 de dezembro. A decisão faz parte de um decreto publicado na quinta-feira (30).

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), é preciso manter, no Pantanal, a proibição do período de queimadas já que as chuvas ainda não se consolidaram.

O objetivo do decreto é minimizar os efeitos adversos dos incêndios florestais no bioma. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio que atingiu o Pantanal mato-grossense desde o mês de outubro é considerado controlado. No entanto, agentes continuam no local realizando trabalhos preventivos para a completa extinção das chamas.


Queima controlada

Para o restante do estado, fora do bioma Pantanal, o período de proibição de queimadas encerrou nesta quinta-feira (30). Fora do período proibitivo, a queima controlada para a limpeza e manejo de áreas só pode ser realizada com a autorização da Sema-MT.

Interessados em obter a Autorização para Queima Controlada (AQC) devem fazer a solicitação, por meio do preenchimento dos requisitos técnicos e formulários do Termo de Referência no site.

Incêndios no Pantanal

Bombeiro trabalha para conter as chamas em Paconé (MT), na região do Pantanal, nesta quarta-feira (15). — Foto: Andre Penner/AP

Bombeiro trabalha para conter as chamas em Paconé (MT), na região do Pantanal, nesta quarta-feira (15). — Foto: Andre Penner/AP

Os incêndios atingem o Pantanal há mais de 30 dias e avançaram pelo Parque do Pantanal e Encontro das Águas e chegaram à rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso, que liga Poconé, a 104 km de Cuiabá, a Porto Jofre, na divisa com Mato Grosso do Sul.


Somente nos primeiros 15 dias de novembro foram 3.024 focos, o pior registro para o mês na série histórica desde 2002, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A série tem dados desde 1998.

O governo de Mato Grosso publicou um decreto de emergência ambiental que reforça as ações de combate aos incêndios no Pantanal. O governo federal enviou mais 90 brigadistas para combater os incêndios.


pela BR-262. Um vídeo gravado de dentro de um carro mostra as chamas consumindo a vegetação às margens da estrada e a fumaça invadindo a pista, impedindo a passagem segura dos condutores.

Nas imagens, é possível ver que o motorista ficou com visibilidade mínima ao passar por parte do incêndio, no qual se formou um verdadeiro "corredor de fogo".produzir00:00/00:19

Silenciar som

Minimizar vídeoTela cheia

Até o momento, foram registrados mais de 3 mil focos de incêndio

Já em Mato Grosso a preocupação das equipes é o fogo na rodovia Transpantaneira, que é cercada de casas, fazendas e pousadas. No dia 16, hóspedes e brigadistas alocados nessas áreas precisaram sair às pressas.

Com 150 km de extensão, a Transpantaneira cruza a maior planície alagável do planeta e é conhecida por ser um atrativo turístico da região.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462414/visualizar/