Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Sexta - 15 de Dezembro de 2023 às 15:16
Por: Vanessa Araujo/Gazeta Digital

    Imprimir


Nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) para o biênio 2024/2025, Adenir Carruesco, assumirá o cargo nesta sexta-feira (15), tornando-se a primeira mulher negra de carreira a ocupar o posto. A desembargadora trabalha há 29 anos no tribunal.

Adenir Carruesco é natural de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) e iniciou sua carreira na Justiça mato-grossense em outubro de 1994 como juíza do trabalho substituta. Após cerca de 10 anos, foi promovida a titular, exercendo o cargo em Alta Floresta (803 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 km de Cuiabá).

Recentemente, a desembargadora recebeu apoio de órgãos do Estado e da Ordem dos Advogados (OAB) para se lançar como candidata à vaga da ex-ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista a Folha de São Paulo, ela disse que as cortes superiores ainda não refletem a diversidade do Brasil.

“É fundamental que o Supremo se torne um reflexo do Brasil, com todas as suas cores e perspectivas […] menos de 19% das cortes superiores são ocupadas por mulheres, embora elas representem 51% da população”, disse à Folha.

Nesta sexta-feira (15), Adenir irá assumir o cargo como presidente e o desembargador Aguimar Peixoto como vice-presidente. Solenidade está marcada para às 16h30 no plenário do TRT.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462579/visualizar/